<?xml version="1.0" encoding="UTF-8"?><feed xmlns="http://www.w3.org/2005/Atom" xmlns:dc="http://purl.org/dc/elements/1.1/">
<title>TCC Especialização - Educação na Cultura Digital</title>
<link href="https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/166330" rel="alternate"/>
<subtitle>Educação na Cultura Digital (especialização)</subtitle>
<id>https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/166330</id>
<updated>2026-04-10T13:13:41Z</updated>
<dc:date>2026-04-10T13:13:41Z</dc:date>
<entry>
<title>Hipertexto e hipermídia: Reconfiguração das práticas de leitura e produção textual</title>
<link href="https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/169829" rel="alternate"/>
<author>
<name>Godinho, Marcia Luiza Velho</name>
</author>
<id>https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/169829</id>
<updated>2016-10-21T19:28:40Z</updated>
<published>2016-10-21T00:00:00Z</published>
<summary type="text">Hipertexto e hipermídia: Reconfiguração das práticas de leitura e produção textual
Godinho, Marcia Luiza Velho
A presente pesquisa tem por objetivo analisar o desenvolvimento de algumas práticas pedagógicas do ensino de língua portuguesa e literatura permeadas pelas tecnologias digitais de informação e comunicação. Para a efetivação desse processo fez-se necessário a revisão bibliográfica de forma a enfatizar conceitos relacionados à cibercultura, a relação da escola com as mídias digitais e os multiletramentos. Essas reflexões embasam o relato da experiência de adaptação do conto de fadas Cachinhos Dourados e os Três Ursos, considerando a importância dos processos de leitura e produção assim como a influência das tecnologias nessas práticas.
TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Metodologia de Ensino. Educação na Cultura Digital.
</summary>
<dc:date>2016-10-21T00:00:00Z</dc:date>
</entry>
<entry>
<title>Gêneros da esfera digital: Um novo olhar ao ensino de Língua Portuguesa</title>
<link href="https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/169828" rel="alternate"/>
<author>
<name>Lay, Crislene Nicoccelli</name>
</author>
<id>https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/169828</id>
<updated>2016-10-21T19:24:08Z</updated>
<published>2016-10-21T00:00:00Z</published>
<summary type="text">Gêneros da esfera digital: Um novo olhar ao ensino de Língua Portuguesa
Lay, Crislene Nicoccelli
O presente estudo tem como objetivo analisar as práticas realizados com o auxílio das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no contexto escolar. Para tal processo de análise, fez-se necessária a revisão bibliográfica que elucidasse tais posicionamentos e práticas propostas. O aporte teórico traz as construções sobre o conceito de cultura digital, a inserção no contexto escola, o currículo, assim como também os gêneros da esfera digital e o multiletramento postulado por estudos realizados por Roxane Rojo. A partir destas reflexões, relatam-se as experiências aplicadas no contexto escolar e práticas relacionadas à área da linguagem especificamente. Elaborou-se, para tanto, um projeto que objetivou a apropriação e possibilidades de uso das TDIC em sala de aula, e refletiu-se sobre as dificuldades e avanços obtidos com a inclusão de novas práticas ao cotidiano escolar.
TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Metodologia de Ensino. Educação na Cultura Digital.
</summary>
<dc:date>2016-10-21T00:00:00Z</dc:date>
</entry>
<entry>
<title>O ensino e aprendizagem de gêneros textuais com o auxílio das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação</title>
<link href="https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/169826" rel="alternate"/>
<author>
<name>Roedel, Anna Carolina Lenzi</name>
</author>
<id>https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/169826</id>
<updated>2016-10-21T19:20:23Z</updated>
<published>2016-10-21T00:00:00Z</published>
<summary type="text">O ensino e aprendizagem de gêneros textuais com o auxílio das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação
Roedel, Anna Carolina Lenzi
Este trabalho objetiva analisar o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no ensino de gêneros textuais na escola, observando a importância de um currículo integrado com as TDIC (web currículo) e o uso dessas como meio de construção de conhecimento, o que contribui para transformar o aluno em protagonista de seu aprendizado dentro de uma formação humana integral. Este trabalho aborda temas como a reconfiguração cultural da escola, o conceito de multiletramento e práticas de ensino desenvolvidas dentro da perspectiva de ensino aliada ao uso das tecnologias digitais. Ao final, apresento reflexões, dificuldades e êxitos a partir dessas práticas desenvolvidas com turmas do ensino médio regular. Há também um questionário realizado com professores de língua portuguesa da Escola de Educação Básica Frederico Hardt, onde pude analisar as maneiras como estes aliam o conteúdo ao uso das TDIC.
TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Metodologia de Ensino. Educação na Cultura Digital.
</summary>
<dc:date>2016-10-21T00:00:00Z</dc:date>
</entry>
<entry>
<title>O uso das TDICs no processo de ensino e aprendizagem de gêneros do discurso</title>
<link href="https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/169825" rel="alternate"/>
<author>
<name>Fraporti, Lenemar Lúcia Penso</name>
</author>
<id>https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/169825</id>
<updated>2016-10-21T19:15:39Z</updated>
<published>2016-10-21T00:00:00Z</published>
<summary type="text">O uso das TDICs no processo de ensino e aprendizagem de gêneros do discurso
Fraporti, Lenemar Lúcia Penso
A pretensão com este estudo é construir uma nova cultura de aprendizagem com o uso das TDICs nas aulas de Língua Portuguesa e principalmente no estudo dos gêneros textuais . Sabe-se que, para ocorrer a aprendizagem autônoma com o uso das TDICs, é necessário não apenas dispor de recursos tecnológicos em sala de aula, mas mudar a forma como professores e alunos concebem seu uso e suas funções. Acessar as diferentes mídias não significa apenas ter acesso às tecnologias, mas também à informação e ao conhecimento. Esta análise foi estruturada de modo a abranger um conjunto de tópicos que permeiam a discussão sobre o uso das mídias no contexto educacional, mas especificamente na disciplina de Língua Portuguesa.
TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Metodologia de Ensino. Educação na Cultura Digital.
</summary>
<dc:date>2016-10-21T00:00:00Z</dc:date>
</entry>
</feed>
