Decoding the brand DNA: a design management methodology applied to favela fashion

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Decoding the brand DNA: a design management methodology applied to favela fashion

Mostrar registro completo

Título: Decoding the brand DNA: a design management methodology applied to favela fashion
Autor: Olhats, Magali
Resumo: Através de uma pesquisa baseada na teoria de gestão de design gráfico e branding, esta dissertação analisa a aplicação do Brand DNA Process em um coletivo de moda dentro de uma favela no Rio de Janeiro. Design, em conjunto com branding, permite a construção de identidade de marcas fortes, o que, por sua vez criam profundas relações emocionais com os consumidores. Branding, por sua vez, serve para promover a marca, familiarizando os consumidores, aumentar a credibilidade e confiança, e reforçar ou modificar a imagem da marca presente na mente dos consumidores, torna-se um processo crucial para a criação deste relacionamento. Esta pesquisa defende que cada marca tem um conjunto de características únicas, que podem ser comunicadas através do seu DNA da marca. A fim de descobrir o DNA, utiliza-se a metodologia do "Brand DNA Process", um método com o objetivo de identificar o DNA de uma marca, permitindo um processo de co-criação de valor para a organização, envolvendo os diversos stakeholders desde o início do projeto criativo até a conclusão. A fim de validar a força desta metodologia, o aplicou-se o Brand DNA Process em um estudo de caso na Favala Santa Marta, resultando na validação do Brand DNA de Costurando Ideais e estratégias para implementá-lo. Esta dissertação analisa o clima atual no Rio de Janeiro e estuda o surgimento de projetos empreendedores no sector da moda provenientes de favelas, a fim de aplicar a metodologia com êxito. O coletivo Costurando Ideais tomou a iniciativa de trabalhar para a mudança social na favela, enquanto atualmente trabalha em estabelecer uma imagem de marca mais sólida através de estratégias de branding, começando com a validação de seu DNA da marca.
Descrição: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Design e Expressão Gráfica
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/99342
Data: 2012


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
305021.pdf 21.18Mb PDF Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar