AS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO NA FORMAÇÃO CONTINUADA MEDIADA PELA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E O PROCESSO DE PROFISSIONALIZAÇÃO

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

AS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO NA FORMAÇÃO CONTINUADA MEDIADA PELA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E O PROCESSO DE PROFISSIONALIZAÇÃO

Mostrar registro completo

Título: AS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO NA FORMAÇÃO CONTINUADA MEDIADA PELA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E O PROCESSO DE PROFISSIONALIZAÇÃO
Autor: GILBERTO, IRENE JEANETE LEMOS
Resumo: A formação de professores tem passado por um difícil processo para se adequar às demandas postas pelo mundo contemporâneo, o que vem exigindo da área profundas reflexões sobre as necessidades desta formação. A formação continuada, considerada como requisito do processo de profissionalização, abre possibilidades para a reflexão sobre a experiência e a ação educativa do docente. Tomando como pressuposto que essa formação deve ter por base uma construção dialética do conhecimento, que tem por meta a qualificação do profissional, o presente texto discute a formação continuada de professores no contexto das reformas educacionais, e o papel da universidade na proposição de programas dessa natureza. Com base em documentos oficiais que tratam da formação continuada, o estudo traz reflexões sobre os dados da pesquisa realizada com professores sobre os processos formativos em cursos de educação continuada na modalidade a distância, os limites e as possibilidades de mudança, em relação às práticas dialógicas e interativas. Os resultados apontaram os desafios enfrentados pelos professores e o redirecionamento dado à questão das competências, consideradas nos documentos oficiais como a concepção nuclear da formação, na perspectiva crítica de revitalizar a compreensão dos saberes nos processos formativos.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96898
Data: 2010-12-08


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
AS POLÍTICAS DE ... ONTINUADA MEDIADA PELA.pdf 117.8Kb PDF Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar