Estudo de formas de negação no ensino de matemática: ponto de encontro com os registros de representação semiótica
Mostrar el registro completo del ítem
|
Título:
|
Estudo de formas de negação no ensino de matemática: ponto de encontro com os registros de representação semiótica |
|
Autor:
|
Franco, Patricia Lanzini
|
|
Resumen:
|
Este trabalho apresenta um estudo do uso da negação, da contrapositiva, do contra-exemplo e da complementariedade no Ensino da Matemática. Usou-se como base teórica os Registros de Representação Semiótica de Raymond Duval e como base empírica a análise de aulas gravadas em CD-ROM de professores de Ensino Médio. Observou-se que o professor utiliza com muita freqüência estes elementos em suas aulas, - denominados na pesquisa por Formas de Negação - como uma técnica de ensino que facilita a compreensão do aluno, proporcionando o uso de diferentes representações semióticas, aparentemente sem perceber as ligações lógicas existentes. |
|
Descripción:
|
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica. |
|
URI:
|
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91633
|
|
Fecha:
|
2008 |
Ficheros en el ítem
Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)
Mostrar el registro completo del ítem