Estudo de formas de negação no ensino de matemática: ponto de encontro com os registros de representação semiótica

Repositorio Dspace

A- A A+

Estudo de formas de negação no ensino de matemática: ponto de encontro com os registros de representação semiótica

Mostrar el registro completo del ítem

Título: Estudo de formas de negação no ensino de matemática: ponto de encontro com os registros de representação semiótica
Autor: Franco, Patricia Lanzini
Resumen: Este trabalho apresenta um estudo do uso da negação, da contrapositiva, do contra-exemplo e da complementariedade no Ensino da Matemática. Usou-se como base teórica os Registros de Representação Semiótica de Raymond Duval e como base empírica a análise de aulas gravadas em CD-ROM de professores de Ensino Médio. Observou-se que o professor utiliza com muita freqüência estes elementos em suas aulas, - denominados na pesquisa por Formas de Negação - como uma técnica de ensino que facilita a compreensão do aluno, proporcionando o uso de diferentes representações semióticas, aparentemente sem perceber as ligações lógicas existentes.
Descripción: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91633
Fecha: 2008


Ficheros en el ítem

Ficheros Tamaño Formato Ver
258964.pdf 1.336Mb PDF Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro completo del ítem

Buscar en DSpace


Listar

Mi cuenta

Estadísticas

Compartilhar