O ensino de corrente elétrica a alunos com deficiência visual
Mostrar el registro completo del ítem
Título:
|
O ensino de corrente elétrica a alunos com deficiência visual |
Autor:
|
Evangelista, Fábio Lombardo
|
Resumen:
|
Este trabalho tem como objetivo a elaboração e análise de uma proposta para discutir o conceito clássico de Corrente Elétrica, junto a estudantes com deficiência visual. Em função da importância para os objetivos da pesquisa, decidiu-se utilizar como metodologia o registro em forma de áudio para posterior análise dos encontros, assim como também a observação. A partir de atividades experimentais, categorizadas na literatura, foram desenvolvidas algumas adequações ao material e ao procedimento metodológico para o ensaio piloto, aplicado junto aos alunos da Associação Catarinense de Integração do Cego, ACIC, de onde retirou-se as categorias de análise da parte material e conceitual. As avaliações da pertinência destes materiais e do procedimento apresentaram-se como essenciais à reestruturação de uma segunda seqüência de ensino. Nos encontros, partiu-se das concepções originadas do senso comum dos estudantes, para em seguida, através dos conflitos, questionamentos e compartilhamentos originados e construídos por intermédio do reconhecimento tátil dos equipamentos e realização das atividades, fosse possível construir os conceitos científicos desejados. Foi possível apontar algumas características dos materiais e procedimentos, consideradas como relevantes para o auxilio no processo de ensino e aprendizagem de estudantes com e sem deficiência visual no ensino regular. |
Descripción:
|
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica. |
URI:
|
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91552
|
Fecha:
|
2008 |
Ficheros en el ítem
Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)
Mostrar el registro completo del ítem