Prevalência de sintomas de anorexia nervosa em universitárias ingressantes na Universidade Federal de Santa Catarina

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Prevalência de sintomas de anorexia nervosa em universitárias ingressantes na Universidade Federal de Santa Catarina

Mostrar registro completo

Título: Prevalência de sintomas de anorexia nervosa em universitárias ingressantes na Universidade Federal de Santa Catarina
Autor: Feio, Larissa da Cunha
Resumo: A anorexia nervosa é um dos principais transtornos do comportamento alimentar, caracterizada por acentuada perda de peso intencional, adoção de dietas rígidas, medo mórbido de engordar, distorção da imagem corporal e nas mulheres, amenorréia. Atinge principalmente adolescentes e adultos jovens, sendo predominante no sexo feminino. O objetivo principal deste estudo foi estimar a prevalência de sintomas de anorexia nervosa e insatisfação com a imagem corporal em universitárias ingressantes na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Foram analisadas as possíveis associações entre anorexia nervosa e as variáveis demográficas, socioeconômicas, comportamentais, estado nutricional e insatisfação com a imagem corporal das universitárias. O tamanho final da amostra foi de 220 universitárias. Os sintomas de anorexia nervosa foram identificados de acordo com a pontuação obtida no Eating Attitudes Test (EAT-26). A avaliação da imagem corporal foi realizada por meio do Body Shape Questionnarie (BSQ-34). O consumo alimentar foi analisado por meio de inquérito alimentar Recordatório 24 horas de um dia. O estado nutricional foi diagnosticado pelo Índice de Massa Corporal (IMC), percentual de Gordura Corporal (%GC) e Circunferência da Cintura (CC). O perfil socioeconômico das universitárias foi traçado pela renda familiar mensal e escolaridade dos pais. Obteve-se taxa de adesão de 86,6%. A média de idade das universitárias investigadas foi 20,2 anos. A prevalência de baixo peso foi de 15,9%, enquanto as de sobrepeso e obesidade foram 8,6% e 3,2% respectivamente. As prevalências de sintomas de anorexia nervosa e insatisfação com a imagem corporal foram, respectivamente, 8,3% e 47,3%. Com a aplicação do teste Qui-quadrado de Pearson, observou-se que a presença de sintomas de anorexia nervosa associou-se à insatisfação da imagem corporal (p < 0, 001), identificada, por meio da regressão logística múltipla como a única variável independente associada à manifestação dos sintomas de anorexia nervosa (OR = 46,6, IC 95% (5,4-401,7) e p < 0, 001). Sugere-se dessa forma, a implantação de programas de educação nutricional nas universidades, a fim de promover mudanças na concepção da imagem corporal e estado nutricional dos estudantes.
Descrição: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Nutrição.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/90587
Data: 2007


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
254668.pdf 430.2Kb PDF Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar