Uma experiência de mediação na leitura da proposta curricular de Santa Catarina

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Uma experiência de mediação na leitura da proposta curricular de Santa Catarina

Mostrar registro completo

Título: Uma experiência de mediação na leitura da proposta curricular de Santa Catarina
Autor: Costa, Camila Almeida Pinheiro da
Resumo: Esta pesquisa qualitativa, baseada em princípios da pesquisa-ação, teve por objetivo a investigação de conhecimentos necessários à apreensão das orientações teórico-metodológicas da Proposta Curricular de Santa Catarina, editada em 1998, no que se refere ao ensino da leitura e da escrita. Foi desenvolvida com uma professora de escola pública da rede estadual de ensino em Florianópolis/SC, durante o semestre letivo de agosto a novembro de 2005. Foram realizadas entrevistas, observações em sala de aula e encontros de estudo e reflexão com a professora pesquisada. Dentre as teorias que serviram de aporte ao desenvolvimento desta investigação, destacam-se a abordagem sócio-histórica, de Vygotsky, e a teoria da enunciação, de Bakhtin. A experiência de mediação na leitura da referida proposta curricular demonstrou que processos de interlocução freqüentes e de forma mais direta, em que o professor possa refletir sobre sua prática, de forma solidária, à medida que vai interagindo com os documentos de referência, têm efeitos mais imediatos na prática pedagógica de sala de aula, propiciando a apreensão daqueles conhecimentos necessários aos processos de mudança. Mais do que aprender e apreender conteúdos a pesquisa, embora com limites, apontou para a importância de um processo de formação em que as expectativas, anseios, dúvidas e questionamentos do professor sejam o ponto de partida para o avanço do conhecimento nos processos educacionais.
Descrição: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88360
Data: 2006


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
228126.pdf 1.539Mb PDF Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar