As disciplinas de metodologia de ensino e estágio supervisionado na formação do professor de matemática: saberes e dificuldades

Repositorio Dspace

A- A A+

As disciplinas de metodologia de ensino e estágio supervisionado na formação do professor de matemática: saberes e dificuldades

Mostrar el registro completo del ítem

Título: As disciplinas de metodologia de ensino e estágio supervisionado na formação do professor de matemática: saberes e dificuldades
Autor: Motta, Josiane Marques
Resumen: O presente trabalho de dissertação realiza um diagnóstico da formação inicial do professor de Matemática no contexto de duas disciplinas do curso de Matemática-Licenciatura da Universidade Federal de Santa Catarina: Metodologia de Ensino de Matemática e Estágio Supervisionado. Estudamos documentos oficiais destas disciplinas, tais como: ementas, programas e planos de ensino, o que nos permitiu identificar saberes, que categorizamos em saberes teóricos e saberes práticos. Por meio da observação naturalista em classe, identificamos e estudamos a Praxeologia Matemática e a Praxeologia Didática desenvolvida pelos alunos da disciplina de Estágio Supervisionado em classes do ensino fundamental. Deste modo foi possível identificar dificuldades que o futuro professor de Matemática encontra ao assumir uma classe, isto é, quando o estagiário realiza a passagem de aluno a professor. À luz da Teoria Antropológica do Saber de Chevallard, identificamos saberes e dificuldades que permeiam a formação inicial do professor de Matemática.
Descripción: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88328
Fecha: 2006


Ficheros en el ítem

Ficheros Tamaño Formato Ver
229913.pdf 906.0Kb PDF Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro completo del ítem

Buscar en DSpace


Listar

Mi cuenta

Estadísticas

Compartilhar