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Abstract:
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O objetivo desta pesquisa é conhecer a dinâmica do processo de formação de estratégia de gestão em Instituição Federal de Ensino Superior (IFES), expresso em Planos de Gestão, a partir dos pressupostos teóricos Teoria da Complexidade. Para atingir tal fim, foi apresentado um construto teórico e uma estrutura de referência, ambos elaborados a partir dos pressupostos teóricos presentes na literatura sobre Teoria da Complexidade, Processo de Formação de Estratégia e Universidades, visando o reconhecimento e a análise do processo de formação de estratégias, expresso em Planos de Gestão, em uma dada Instituição Federal de Ensino Superior (IFES), a Universidade Federal do Amazonas (UFAM). O construto teórico elaborado considerou conceitos oriundos da Teoria da Complexidade e de processos de formação de estratégia em ambientes dinâmicos e sua inter-relação com organizações universitárias, para indicar as variáveis agregação, aprendizado, adaptação e auto-organização, como parâmetros de análise do estudo de caso. Essas variáveis têm correspondência com três princípios-chave da Teoria da Complexidade, os quais deram sustentação ao processo analítico: princípio dialógico, princípio hologramático e princípio da recursão. Para isso, a investigação utiliza a abordagem da pesquisa qualitativa do tipo interpretativo, através do uso da técnica do estudo de caso. Os dados foram obtidos a partir de fontes primárias e secundárias, por meio de pesquisa bibliográfica e documental, além das técnicas de observação direta, e entrevistas semi-estruturadas. A análise dos dados foi efetuada a partir das variáveis e princípios apontados no construto teórico, correspondendo à abordagem qualitativa usada como procedimento metodológico. A adoção da metodologia escolhida tem o pesquisador como principal instrumento, e no caso, o pesquisador foi o artífice da construção teórica, além de arquiteto e observador participante da aplicação prática do construto elaborado para tal fim. A análise dos dados permitiu identificar o processo preponderante de formação de estratégia na instituição estudada por três períodos de gestão # 1993 a 2005 #, se racional-formal, negociado ou em construção permanente, relacionando-o com as variáveis e princípios orientados pela Teoria da Complexidade. |