As ilhas de racionalidade na promoção dos objetivos da alfabetização científica e técnica

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

As ilhas de racionalidade na promoção dos objetivos da alfabetização científica e técnica

Mostrar registro completo

Título: As ilhas de racionalidade na promoção dos objetivos da alfabetização científica e técnica
Autor: Bettanin, Eleani
Resumo: A maneira pela qual os indivíduos, articulam em enfoques interdisciplinares os conhecimentos disciplinares dos quais se apropriam é produto de uma ACT. Porém, não basta possuir conhecimentos científicos, para ser considerado alfabetizado científica e tecnicamente, é necessário que estes conhecimentos sejam compreendidos em relação a noções provenientes de diversas disciplinas necessárias ao enfoque de contextos concretos. A ACT firma os seus objetivos na negociação e para que essa ocorra são necessários os atributos da autonomia, domínio e comunicação. Para atingir estes três atributos Fourez propôs uma metodologia interdisciplinar, a qual denominou de Ilhas de Racionalidade(IR) . Esta metodologia "visa produzir uma representação teórica apropriada em uma situação precisa e em função de um projeto determinado", permitindo comunicar e agir sobre o assunto. O objetivo da nossa pesquisa é saber se esta metodologia é eficaz ao que se propõe. Para tanto construímos categorias de habilidades que caracterizam esses atributos e organizamos uma ficha de observação, a qual se tornou um instrumento de auxílio no acompanhamento da metodologia. As observações e os registros na ficha de observação que fizemos durante o acompanhamento de uma IR possibilitou chegarmos a conclusão que esta metodologia desenvolve nos indivíduos os atributos da ACT. Acreditamos, também, que a IR é uma maneira do ensino das ciências se tornar significativa e interessante para o aluno.
Descrição: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85223
Data: 2003


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
199773.pdf 2.636Mb PDF Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar