Educação corporativa: um método de apoio à decisão para implantação nas organizações empresariais

Repositorio Dspace

A- A A+

Educação corporativa: um método de apoio à decisão para implantação nas organizações empresariais

Mostrar el registro completo del ítem

Título: Educação corporativa: um método de apoio à decisão para implantação nas organizações empresariais
Autor: Freitas, Maria do Carmo Duarte
Resumen: No âmbito das organizações, ao longo do tempo, a modernização do sistema produtivo vem requerendo agilidade no processo de qualificação dos profissionais, empreendedores, executivos e pesquisadores. Como o sistema educacional não tem acompanhado, na mesma velocidade, o desenvolvimento de novos produtos e tecnologias, o empresariado investe e estimula a formação profissionalizante de seus parceiros e funcionários, fazendo uso das tecnologias de informação e comunicação. Este trabalho investiga o fenômeno das organizações produtivas, que investem em Universidades Corporativas ou em centros de formação, com o objetivo de melhor qualificar seus quadros profissionais. A tese desenvolveu um método para apoiar a tomada de decisão dos gestores nas empresas, no planejamento e implantação de programas educacionais, em todos os níveis organizacionais, com o suporte ou não de tecnologia. O Método de Apoio à Decisão em Educação Corporativa - MADEC foi construído a partir de um aprofundamento teórico e de pesquisas em campo. Foram visitadas empresas, estabelecidas no território nacional que investem na formação profissional de seus funcionários. Observou-se qual a estrutura que motivou a melhoria do nível de educação geral e profissional nessas empresas. O MADEC é composto por quatro grandes etapas administrativas entrelaçadas: Análise Estratégica para Educação Profissional, Projeto e Produção de Produto Educacional, Gestão Estratégica de Serviços e Gestão de Infra-estrutura e Legalização. A abrangência do método é sistêmica por agregar vários elementos (pessoas, produtos, tecnologia e mercado). A implantação do MADEC na DATASUL, empresa de Joinville (SC), permitiu entender como funciona a gestão da educação numa empresa de porte médio e capital genuinamente brasileiro, apontando as dificuldades e limitações quanto à aquisição de equipamento computacional, fato importante pela necessidade de integração entre o ambiente real e o ambiente virtual (Internet). Pode-se concluir em relação a DATASUL que a perspectiva dos procedimentos tecnológicos e o treinamento a distância foram implantados com eficiência.
Descripción: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84773
Fecha: 2003


Ficheros en el ítem

Ficheros Tamaño Formato Ver
198179.pdf 3.943Mb PDF Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro completo del ítem

Buscar en DSpace


Listar

Mi cuenta

Estadísticas

Compartilhar