Avaliação institucional em Instituição de Ensino Superior: uma propsta de modelo para UNIPAN/FACIAP

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Avaliação institucional em Instituição de Ensino Superior: uma propsta de modelo para UNIPAN/FACIAP

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Título: Avaliação institucional em Instituição de Ensino Superior: uma propsta de modelo para UNIPAN/FACIAP
Autor: Souza, Indiara Telles de
Resumen: Este estudo apresentado tem como objetivo propor um modelo de Avaliação Institucional adaptado às condições específicas da UNIPAN/FACIAP União Pan-Americana de Ensino/Faculdade de Ciências Aplicadas de Cascavel, consistindo numa pesquisa, do tipo bibliográfico e de desenvolvimento, cujo objetivo foi conhecer melhor a estrutura da Instituição e estar prevendo desde já melhorias no processo de Gestão Institucional e pedagógica, considerando que a UNIPAN/FACIAP é uma Faculdade com apenas quatro anos de existência, mas inserida num mercado que tem como concorrente mais cinco instituições privadas então a necessidade de estar se aprimorando. Buscou-se apresentar o histórico da Faculdade e áreas de atuação, juntamente com uma proposta de avaliação institucional na sua concepção. Há, no entanto consciência sobre a importância do processo de avaliação institucional para a qualificação dos seus serviços, não como cumprimento de exigências no mercado, mas como um processo sistemático, contínuo e interno, envolvendo a graduação, pós-graduação, extensão e sua gestão. Considerando este estudo observou que não podemos estar restringindo somente a avaliação docente/discente e infra-estrutura do ensino na graduação, temos que considerar que a faculdade, que congrega vários segmentos bem como graduação, pós-graduação, extensão, infra-estrutura e gestão na UNIPAN. A avaliação institucional deve integrar de modo permanente a reflexão e as práticas políticas e administrativas que orientam e dão coerência ao sistema educativo da faculdade associando a avaliação interna com a externa, os fatores quantitativos e qualitativos, os processos e os resultados, portanto, a avaliação institucional é um empreendimento permanente e coletivo de produção da qualidade educativa.
Descripción: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83916
Fecha: 2002


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