O Modelo de Comunicação Educativa: uma forma eficaz para a implantação do processo de planejamento estratégico do Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina.

Repositorio Dspace

A- A A+

O Modelo de Comunicação Educativa: uma forma eficaz para a implantação do processo de planejamento estratégico do Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina.

Mostrar el registro completo del ítem

Título: O Modelo de Comunicação Educativa: uma forma eficaz para a implantação do processo de planejamento estratégico do Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina.
Autor: Monteiro, Ana Carine Garcia; Pereira, Maurício Fernandes
Resumen: As Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) do Brasil desempenham um papel fundamental de assistência à saúde da população mediante seus Hospitais Universitários (HU).Originalmente criados para ser hospital-escola, acabaram, por vezes, tornando-se a única opção de assistência à saúde pública, gratuita e com qualidade da população. É o caso do Hospital Universitário da UFSC. Localizado na capital Florianópolis é o único hospital totalmente gratuito do Estado de Santa Catarina, realizando mais de 150 mil atendimentos ambulatoriais, 95 mil atendimentos de emergência e mais 9.400 internações por ano. Para preparar-se para acorrer à demanda assistencial que sucessivamente aumenta, o HU/UFSC realizou entre 2005 e 2006 o planejamento estratégico, publicado no Plano 2012. O êxito na implantação do Plano 2012 passa invariavelmente pela apropriação do que ali está proposto pela comunidade interna do HU. Este artigo propõe o uso do Modelo de Comunicação Educativa na definição de estratégias comunicativas para a implantação do Planejamento Estratégico realizado no do Hospital Universitário da UFSC. A ferramenta pode ser usada pela equipe de planejamento como forma de estabelecer uma conversa saudável e formadora entre os diversos segmentos da comunidade interna, no sentido de estimular a apropriação coletiva do Plano 2012. Acredita-se que o sentimento de ‘pertencimento’ é fundamental para que os sujeitos envolvidos no processo de implantação consigam realmente desenvolver as melhorias propostas.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82979
Fecha: 2007-12-29


Ficheros en el ítem

Ficheros Tamaño Formato Ver
TRABAJOGARCIAMONTEIRO.pdf 984.6Kb PDF Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro completo del ítem

Buscar en DSpace


Listar

Mi cuenta

Estadísticas

Compartilhar