Manifestations of otherness in performance: a brazilian Othello
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Título:
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Manifestations of otherness in performance: a brazilian Othello |
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Autor:
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Buchweitz, Ricardo Moura
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Resumo:
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Uma produção brasileira de Otelo, de William Shakespeare, dirigida por Janssen Hugo Lage, foi analisada. Dados incluindo vídeo, fotografias, texto de origem, manual de palco, críticas e entrevistas com membros da compania e da platéia, foram investigados conforme a metodologia proposta por Jay Halio e sustentada por Maria Helena Serôdio e Susan Bennett. Dada a relevância do discurso racial de Otelo para o contexto brasileiro, a análise procurou investigar como o texto Shakespeareano foi realizado na produção de Lage em relação à caracterização da personagem principal como o Outro, motivo pelo qual os conceitos de Alteridade e Raça, conforme discutidos por Edward Said e Robert Miles, foram considerados. A análise mostrou que, apesar das preocupações da compania quanto à atualização dramática e o tema do racismo, a produção continuou concordando com os estereótipos racistas há muito atrelados à peça. |
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Descrição:
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Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Letras/Inglês e Literatura Correspondente. |
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URI:
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http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82838
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Data:
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2002 |
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