Categorias da motivação na aprendizagem

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Categorias da motivação na aprendizagem

Mostrar registro completo

Título: Categorias da motivação na aprendizagem
Autor: Godoi, Christiane Kleinubing
Resumo: Trata-se de um estudo do construto motivacional no campo da psicologia e das ciências da educação. O trabalho parte da análise crítica das teorias motivacionais, principalmente no que se refere aos aspectos da dicotomia entre o carácter intrínseco e extrínseco da motivação. Os elementos associados à lógica da recompensa são analisados como impedidores da motivação. A teoria psicanalítica e o cognitivismo sustentam a hipóteses da constituição do fenômeno motivacional a partir das categorias pulsional e cognitiva. A categoria social irrompe na construção teórica como a finalidade última da motivação. Do desenvolvimento teórico resulta o quadro hipotético de categorias e fatores da motivação na aprendizagem que serve de parâmetro à pesquisa empírica. Os elementos metodológico-epistêmicos e metodológico-técnicos são discutidos à luz da visão qualitativa de investigação. Através da interpretação social dos discursos (nível de aproximação das abordagens da análise do discurso), tornou-se possível a reformulação do quadro hipotético de categorias e fatores da motivação na aprendizagem, bem como, a definição dos fatores com base na sua forma de atuação nos discursos
Descrição: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Garduação em Engenharia de Produção.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/80276
Data: 2001


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
182142.pdf 912.3Kb PDF Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar