Categorias da motivação na aprendizagem

Repositorio Dspace

A- A A+

Categorias da motivação na aprendizagem

Mostrar el registro completo del ítem

Título: Categorias da motivação na aprendizagem
Autor: Godoi, Christiane Kleinubing
Resumen: Trata-se de um estudo do construto motivacional no campo da psicologia e das ciências da educação. O trabalho parte da análise crítica das teorias motivacionais, principalmente no que se refere aos aspectos da dicotomia entre o carácter intrínseco e extrínseco da motivação. Os elementos associados à lógica da recompensa são analisados como impedidores da motivação. A teoria psicanalítica e o cognitivismo sustentam a hipóteses da constituição do fenômeno motivacional a partir das categorias pulsional e cognitiva. A categoria social irrompe na construção teórica como a finalidade última da motivação. Do desenvolvimento teórico resulta o quadro hipotético de categorias e fatores da motivação na aprendizagem que serve de parâmetro à pesquisa empírica. Os elementos metodológico-epistêmicos e metodológico-técnicos são discutidos à luz da visão qualitativa de investigação. Através da interpretação social dos discursos (nível de aproximação das abordagens da análise do discurso), tornou-se possível a reformulação do quadro hipotético de categorias e fatores da motivação na aprendizagem, bem como, a definição dos fatores com base na sua forma de atuação nos discursos
Descripción: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Garduação em Engenharia de Produção.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/80276
Fecha: 2001


Ficheros en el ítem

Ficheros Tamaño Formato Ver
182142.pdf 912.3Kb PDF Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro completo del ítem

Buscar en DSpace


Listar

Mi cuenta

Estadísticas

Compartilhar