Proposta de modelo para contribuir com o desenvolvimento dos perfid fr líder e empreendedor pelos currículos escolares das escolas de ensino médio

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Proposta de modelo para contribuir com o desenvolvimento dos perfid fr líder e empreendedor pelos currículos escolares das escolas de ensino médio

Mostrar registro completo

Título: Proposta de modelo para contribuir com o desenvolvimento dos perfid fr líder e empreendedor pelos currículos escolares das escolas de ensino médio
Autor: Ferreira, Claudete Cargnin
Resumo: Este trabalho apresenta a importância do fator qualidade na educação e o papel da escola frente a formação de pessoas transformadoras para o mercado de trabalho. Apresenta, também, as exigências do mercado de trabalho atual, frente ao mundo globalizado que encontra-se em constante mudanças. A partir das exigências do mercado são estudados os perfis de líder e empreendedor, de onde são extraídos alguns traços principais para compor o modelo de avaliação dos currículos escolares, proposto, com base na metodologia QFD, para analisar o desenvolvimento ou despertar desses perfis, pelas escolas de ensino médio. O modelo desenvolvido é composto por quatro matrizes que buscam: fazer um benchmark da instituição de ensino médio, avaliar a importância de cada disciplina do currículo escolar na formação dos perfis de líder e empreendedor e determinar as características e habilidades que mais são desenvolvidas durante o curso. A partir da análise dos resultados das matrizes é possível estabelecer prioridades de atuação sejam no desenvolvimento de características/habilidades importantes para os perfis em questão neste trabalho, sejam nas disciplinas da grade curricular.
Descrição: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79948
Data: 2001


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
184655.pdf 6.429Mb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar