Um novo significado para educação tecnológica fundamentado na informática como artefato mediador da aprendizagem

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Um novo significado para educação tecnológica fundamentado na informática como artefato mediador da aprendizagem

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Título: Um novo significado para educação tecnológica fundamentado na informática como artefato mediador da aprendizagem
Autor: Komosinski, Leandro Jose
Resumen: Na presente tese investiga-se as relações entre a Informática e a Educação no contexto da Educação Tecnológica. A discussão de questões didáticas e pedagógicas específi-cas para este segmento educacional (formado basicamente pelos cursos de graduação das engenharias e os de Computação) ainda é um terreno relativamente pouco explorado no Brasil. Ao mesmo tempo, questões mais pragmáticas como, por exemplo, a disseminação da Internet, têm impulsionado a implantação de uma pedagogia que prega o uso do computador nos processos de ensino e de aprendizagem como um método garantido e automático de melhoria da educação. Procura-se, neste trabalho, estabelecer-se uma reflexão que em muito se contrapõe à essa visão excessivamente pragmática. A reflexão sobre as práticas educacionais empregadas na Educação Tecnológica e o estudo realizado das principais correntes de pensamento sobre a psicologia da aprendizagem permitiram a teorização sobre as transformações desejáveis no modelo pedagógico atual. As mudanças visam ampliar o leque de competências profissionais que devem ser ensina-das/aprendidas e redefinir o significado de ensinar/aprender. Além de dominar o conhecimento científico e tecnológico específico da sua área, o profissional deve dominar outras habilidades como autonomia, liderança, iniciativa, cooperação, criatividade, senso crítico, senso ético, etc. Para que isso seja possível, os atos de ensinar/aprender centrados no professor e voltados para o repasse/reprodução descontextualizado do conhecimento devem ser substituídos por atos mediados de construção contextualizada do conhecimento. O trabalho apresenta, no seu aspecto de originalidade, os elementos iniciais de um modelo pedagógico inspirado na Teoria da Atividade que implementa, na prática, a transformação educacional preconizada. No modelo, a Informática aparece como um artefato mediador da aprendizagem. Apresenta-se também o protótipo de um software educacional que implemen-ta um conjunto de atividades de aprendizagem inspiradas na Teoria da Atividade. Este software define, assim, um espaço para o diálogo necessário à construção de significados.
Descripción: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78522
Fecha: 2000


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