Clima organizacional de uma universidade de Santa Catarina: a satisfação pelo convívio interpessoal e pela avaliação externa e a insatisfação pelo não reconhecimento profissional

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Clima organizacional de uma universidade de Santa Catarina: a satisfação pelo convívio interpessoal e pela avaliação externa e a insatisfação pelo não reconhecimento profissional

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Título: Clima organizacional de uma universidade de Santa Catarina: a satisfação pelo convívio interpessoal e pela avaliação externa e a insatisfação pelo não reconhecimento profissional
Autor: Bauer, Adriano Antonio
Resumo: A presente pesquisa de abordagem qualitativa foi desenvolvida junto a uma Universidade de Santa Catarina. Teve como objetivo conhecer as percepções dos funcionários técnico-administrativos e docentes daquela Universidade, sobre o Clima Organizacional de sua Instituição de Ensino Superior. O estudo realizou-se de agosto de 1999 a setembro de 2000. Os dados foram coletados através de entrevistas e a análise foi baseada nas categorias encontradas, com apoio da fundamentação teórica. Foi possível apurar no estudo que o clima organizacional perpassa pela insatisfação, pela inexistência de reconhecimento por parte das chefias em relação aos colaboradores e pela existência de satisfação pelo convívio interpessoal entre os integrantes e também pela avaliação externa da comunidade em relação a IES. A insatisfação entre os colaboradores encontra-se essencialmente na falta de condições adequadas de trabalho, devido a grande expansão da Instituição sem o devido planejamento, pelo fato dos superiores hierárquicos não reconhecerem o bom trabalho executado pelos colaboradores e pela existência de favorecimentos para alguns em detrimento de outros e, finalmente, pela precariedade da política de recursos humanos que a IES oferece a seus funcionários. Da mesma forma, a satisfação ocorre efetivamente pelo ambiente interpessoal, onde existe um relacionamento de amizade e congraçamento entre os seus integrantes e, por fim, a avaliação externa favorável da comunidade gera motivação entre os seus integrantes, para cada vez mais prestar serviços de qualidade
Descrição: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78224
Data: 2000


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