Professores efetivos, professores substitutos : caminhos de persistencia e rendição nortiados pelo tipo de contratação
Mostrar el registro completo del ítem
|
Título:
|
Professores efetivos, professores substitutos : caminhos de persistencia e rendição nortiados pelo tipo de contratação |
|
Autor:
|
Alves, Sonia
|
|
Resumen:
|
Esta dissertação trás à reflexão, uma questão pouco abordada em pesquisas que tratam da profissão docente, qual seja, a relação existente entre o tipo de contratação de professores e o trabalho pedagógico. Constatou-se a existência de um percentual elevado de substitutos (quase 50%) atuando nas escolas da rede municipal de Florianópolis. Através do discurso de alguns destes professores e também de efetivos, entraram em destaque questões como, a fragmentação do trabalho pedagógico gerada pela rotatividade, o desrespeito dos órgãos oficiais de ensino com relação aos profissionais, seu descompromisso com a qualidade do ensino, a acomodação e desistência dos professores que também contribuem para a não superação do fracasso escolar, enfim, a política de barateamento e sucateamento progressivos do sistema de ensino público. |
|
Descripción:
|
Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciencias Humanas |
|
URI:
|
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/77449
|
|
Fecha:
|
1998 |
Ficheros en el ítem
Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)
Mostrar el registro completo del ítem