SuperviSão escolar : necessidade, tecnica ou voluntarismo politico?

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SuperviSão escolar : necessidade, tecnica ou voluntarismo politico?

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Título: SuperviSão escolar : necessidade, tecnica ou voluntarismo politico?
Autor: Pinho, Celio
Resumo: Nesse estudo, a prática da supervisão escolar é examinada a partir dos elementos objetivos e materiais relacionados a especificidade do trabalho pedagógico e da sua organização. Parte de uma base teórico-metodológica que permite afirmar que o que determina fundamentalmente esta prática e, conseqüentemente, as diferentes interpretações da função e a estrutura de relações na qual o pedagógico está envolvido. É a prática pedagógica dada sua estrutura específica de relações sociais que determina pelas condições objetivas e materiais da escola, determina também a forma de ser da supervisão. A organização do trabalho pedagógico põe o professor como trabalhador coletivo e, enquanto tal, determina a perda de seu controle sobre o processo de produção do ensino ao mesmo tempo que exige a função da supervisão. Esta desqualificação dos trabalhadores individuais, aparentemente negativa, produz uma nova competência posta no coletivo, além de criar as condições para sua pronta superação.
Descrição: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciencias da Educação
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/75963
Data: 1993


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