Gestão e Ambiente: a Percepção dos Formandos do Ensino Superior de Administração, de Blumenau, sobre as Problemáticas Ambientais.

Repositorio Dspace

A- A A+

Gestão e Ambiente: a Percepção dos Formandos do Ensino Superior de Administração, de Blumenau, sobre as Problemáticas Ambientais.

Mostrar el registro completo del ítem

Título: Gestão e Ambiente: a Percepção dos Formandos do Ensino Superior de Administração, de Blumenau, sobre as Problemáticas Ambientais.
Autor: Dreher, Marialva Tomio; Santos, Thayse Marçal; Dambrowski, Adrian
Resumen: Este trabalho procurou avaliar a percepção dos formandos dos cursos de administração das instituições de ensino superior do município de Blumenau, com relação às problemáticas ambientais. Trata-se de um estudo exploratório, que utilizou como instrumento de coleta de dados o questionário aplicado a uma população de 126 formandos destes cursos. As questões foram divididas em três blocos temáticos, perfil do entrevistado, percepção sobre as problemáticas ambientais e sugestões e críticas. Nos resultados verificou-se um perfil com predominância do sexo feminino em 55% e solteiros em 60%. A maioria dos entrevistados mesmo sendo jovens, 59% entre 21 a 25 anos de idade, já trabalha e faz parte da população economicamente ativa, retratando uma realidade das IES particulares que cobram mensalidades. Entre eles 58% recebem até cinco salários mínimos, indicando um início de carreira, com 75% atuando na iniciativa privada. Com relação à questão ambiental, 59% afirmaram que os cursos de administração freqüentados não abordaram adequadamente o tema ambiental e as questões voltadas a esta problemática. Demonstrando que a maioria, não possui conteúdo teórico suficiente que possa colaborar com a adoção de práticas administrativas que conservem o ambiente nas empresas que atuam ou atuarão. Embora, 54% consideram a reflexão deste tema como muito importante. Isto demonstra um cenário inadequado a uma discussão tão emergente quanto esta, já que há interesse e não efetividade durante a formação. A insuficiência deste conhecimento pode resultar em condutas indevidas e/ou improvisos nos momentos de crises ambientais, como poluição, exploração, escassez de recursos, ou ainda, para atender as exigências legais e morais impostas sobre suas atividades.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/74623
Fecha: 2006-12-10


Ficheros en el ítem

Ficheros Tamaño Formato Ver
t0094.pdf 144.9Kb PDF Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro completo del ítem

Buscar en DSpace


Listar

Mi cuenta

Estadísticas

Compartilhar