CORRELAÇÃO ENTRE VALOR REPASSADO PELO ESTADO E CONCEITO CAPES NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS BRASILEIRAS

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

CORRELAÇÃO ENTRE VALOR REPASSADO PELO ESTADO E CONCEITO CAPES NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS BRASILEIRAS

Mostrar registro completo

Título: CORRELAÇÃO ENTRE VALOR REPASSADO PELO ESTADO E CONCEITO CAPES NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS BRASILEIRAS
Autor: SOARES, THIAGO COELHO; SERRA, FERNANDO ANTONIO RIBEIRO; MAZON, GISELE; HERLING, LUIZ HENRIQUE DEBEI
Resumo: Este artigo consiste, objetivamente, em verificar a correlação existente entre o valor recebido do Estado pelas universidades federais e a quantidade de cursos stricto sensu com conceitos seis ou sete na CAPES. A hipótese existente é que quanto maior for o recurso repassado pelo Estado, mais cursos com qualidade superior a instituição terá. Para tanto, foram coletados documentos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) referente ao Programas de Pós-Graduação e os gastos do Estado com as universidades federais. Para a verificação da hipótese utilizou-se a correlação de variáveis, ou seja, uma pesquisa quantitativa. Os resultados da pesquisa mostram um coeficiente de correlação de 0,1945 entre valor repassado pela União no ano de 2008 e a Quantidade Relativa de Cursos com Conceito Seis e Sete e 0,7592 entre o valor repassado pelo Estado e o número de curso com conceito CAPES 6 e 7. Assim, pode-se concluir que se tem uma relação proporcional de caráter médio para a hipótese formulada. Ou seja, quanto maior o repasse do Governo Federal para a instituição, maior número de cursos bem qualificado esta terá. Porém, esta é uma correlação de caráter médio, ou seja, não é verdade absoluta.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/36651
Data: 2009-11-27


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
Correlação entr ... ades federais Brasilei.pdf 290.2Kb PDF Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar