Perfil de desempenho em habilidades preditoras da alfabetização: um norteador para intervenções educacionais

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Perfil de desempenho em habilidades preditoras da alfabetização: um norteador para intervenções educacionais

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Título: Perfil de desempenho em habilidades preditoras da alfabetização: um norteador para intervenções educacionais
Autor: Monteiro, Talita Lyssa
Resumen: O objetivo desta pesquisa foi aplicar provas de rastreio das habilidades de consciência fonológica e vocabulário, a fim de traçar o perfil de desempenho de um grupo de escolares e, a partir dos resultados obtidos, delinear uma proposta interventiva. Trata-se de um estudo com recorte transversal, de campo, exploratório e natureza experimental. Participaram da pesquisa 36 escolares com idade entre 6 e 7 anos, de ambos os gêneros, pertencentes ao 1º ano do Ensino Fundamental I de uma escola pública de ensino básico. Os resultados obtidos nas provas de rastreio apontaram desempenho dentro de esperado para as habilidades de discriminação fonológica e vocabulário, e desempenho abaixo do esperado para as habilidades de consciência fonológica, dentre as quais observou-se maior dificuldade em adição, subtração e transposição silábicas e fonêmicas. A proposta interventiva elaborada visa estimular as habilidades que mostraram-se não desenvolvidas a partir de dez sessões com estratégias fonológicas embasadas na literatura com aplicabilidade em nível I, ou seja, primeira camada do Modelo de Resposta à Intervenção (RTI). Conclui-se que a partir do perfil de desempenho determinado por instrumentos de rastreio escolar foi possível elaborar estratégias interventivas aplicáveis ao contexto educacional. No entanto, não foi possível verificar a eficácia da intervenção proposta devido ao tempo limitado para aplicação e re-avaliação das habilidades trabalhadas, sendo este objeto de continuidade do estudo.The objective of this research was to apply screening tests of phonological awareness and vocabulary skills in order to profile the performance of a specific group of schoolchildren and, based on the results obtained, to outline an intervention proposal. This is a cross-sectional, field-based, exploratory, and experimental study. The participants were 36 schoolchildren aged 6 to 7 years, of both genders, belonging to the 1st year of Elementary School I in a public basic education school. The results obtained in the screening tests showed performance within expectations for phonological discrimination and vocabulary skills, and performance below expectations for phonological awareness skills, among which a greater difficulty was observed in addition, subtraction, and syllabic and phonemic transposition. The proposed intervention aims to stimulate the skills identified as difficulties through ten sessions using phonological strategies based on literature, applicable at level I, that is, the first layer of the Response to Intervention (RTI) model. It is concluded that, based on the performance profile determined by school screening instruments, it was possible to develop intervention strategies applicable to the educational context. However, it was not possible to verify the effectiveness of the proposed intervention due to the limited time for application and reassessment of the skills worked on, and this will be the subject of continued study.
Descripción: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Fonoaudiologia.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/270543
Fecha: 2025-11-25


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