| Título: | Beyond specialization in youth basketball: a multidimensional approach and scientific mapping of developmental pathways and practical implications |
| Autor: | Soares, André Luiz de Almeida |
| Resumo: |
O presente estudo analisa as trajetórias de desenvolvimento de jovens atletas de basquete no Brasil, recorrendo a uma abordagem multidimensional e ecológica, com atenção crítica ao fenômeno da especialização esportiva. O trabalho parte do reconhecimento de que o sistema esportivo brasileiro está majoritariamente orientado para o alto rendimento desde tenra idade, frequentemente baseado na crença de que quanto mais cedo os jovens se envolverem em práticas específicas e intensas, maiores serão as suas chances de sucesso futuro. Ao mesmo tempo, as críticas constantes ao processo de especialização são apresentadas em diferentes modelos, mas carecem de evidências baseadas em dados, fazendo recomendações genéricas. A tese está estruturada em capítulos temáticos, contendo estudos empíricos e revisões sistemáticas interligados por uma perspectiva multidimensional centrada no desenvolvimento de jovens atletas. Os capítulos 1 e 2 apresentam o campo de investigação e a temática que será abordada na tese, a partir de uma introdução geral, da apresentação da proposta da tese e dos principais objetivos, da abordagem conceitual e da definição dos principais termos e temas traduzidos durante o estudo. O capítulo 3 apresenta uma revisão de âmbito e um mapa de evidências, que iluminam a literatura científica sobre o basquetebol juvenil, identificando tendências, lacunas e limitações metodológicas. Com base em 719 artigos publicados entre 1964 e 2024, o estudo mostra que predominam investigações unidimensionais, focadas principalmente em variáveis antropométricas e fisiológicas, com uma representação reduzida de temas ligados à pedagogia, psicologia e participação esportiva feminina. Constatou-se ainda a escassez de estudos longitudinais, com perspectivas multidimensionais e amostras representativas de diferentes regiões e níveis de competição, revelando um desequilíbrio no conhecimento produzido sobre o desenvolvimento de jovens atletas. O Capítulo 4 explicita as considerações metodológicas da tese, os testes utilizados e a abordagem analítica das principais variáveis consideradas, sobretudo nos estudos empíricos. O Capítulo 5 investiga empiricamente a associação entre o tempo de especialização esportiva e o desenvolvimento da aptidão física em jovens jogadores de basquete. Com um delineamento longitudinal e classificando a especialização com base na idade biológica (a partir do pico de velocidade de crescimento, ou PHV), o estudo demonstrou que não houve vantagens claras no desenvolvimento físico dos atletas que se especializam mais cedo. Essa constatação não confirma os pressupostos amplamente difundidos na literatura e na prática esportiva de que a especialização prematura seria um caminho necessário para o desenvolvimento da excelência esportiva. No Capítulo 6, foi adotada uma modelagem hierárquica bayesiana para investigar fatores individuais e contextuais associados à motivação para o desempenho e à competitividade entre atletas jovens. Os resultados indicam que essas variáveis não são moldadas apenas por traços individuais, mas principalmente por aspectos contextuais, como o ambiente de treino, a relação com treinadores e o clima motivacional predominante nos clubes. Essa abordagem permite compreender as diferenças de empenho e desempenho entre atletas a partir de suas realidades específicas, reforçando a importância de práticas pedagógicas mais sensíveis às necessidades individuais e contextuais. O Capítulo 7 adota uma perspectiva ecológica para analisar as fontes de apreciação entre atletas femininas de basquete. Os resultados revelam que o prazer na prática esportiva é fortemente influenciado por relações interpessoais, percepção de competência e apoio social, e que essas variáveis são influenciadas pelo avanço da idade e pelas diferentes expectativas das atletas. A manutenção da motivação para a prática esportiva ao longo do tempo está mais relacionada à qualidade das experiências vividas no contexto esportivo do que à idade de início da especialização ou aos resultados imediatos obtidos. A análise sugere que políticas e práticas centradas no desenvolvimento humano, e não exclusivamente no desempenho competitivo, podem ser mais eficazes para promover trajetórias esportivas saudáveis e sustentáveis. Ambos os estudos demonstram que a variação da motivação e do prazer na prática esportiva é mais influenciada pelo contexto do que pelo tempo de especialização. Ao longo da tese, foram utilizados modelos estatísticos avançados, especialmente a modelagem hierárquica bayesiana, para lidar com os desafios metodológicos impostos por pequenas amostras e contextos diversos. A escolha do ponto de corte para a classificação da especialização precoce foi baseada em marcos biológicos de maturação, e não em idades cronológicas arbitrárias, como os 12 anos, frequentemente adotados na literatura canadense como exemplo, respeitando assim a diversidade cultural e o contexto específico do esporte brasileiro. Além disso, todos os dados utilizados nos estudos foram disponibilizados em repositórios de acesso aberto, promovendo a transparência científica e incentivando a reprodutibilidade e novas análises futuras. Por fim, o Capítulo 8 apresenta uma discussão geral que integra os achados com implicações práticas para treinadores, gestores, educadores e formuladores de políticas públicas. Defende-se uma abordagem centrada no atleta, que priorize o desenvolvimento integral, o prazer pela prática e a permanência no esporte, em oposição a modelos exclusivos de seleção e especialização orientados unicamente para o rendimento esportivo. Nesse modelo, amplia-se a oferta de práticas com diferentes níveis e perspectivas, baseadas nas capacidades, orientação e expectativas dos atletas. A conclusão, apresentada no capítulo 9, reforça o compromisso da tese com a ciência aplicada e com a transformação do ambiente esportivo juvenil, de modo a promover práticas fundamentadas e adequadas ao sistema esportivo, destacando a necessidade de intervenções adequadas ao jovem atleta, assim como a promoção de uma sistema esportivo que amplie as possibilidades de participação de diferentes públicos. Abstract: This study uses a multidimensional and ecological approach to examine the developmental trajectories of young Brazilian basketball players, with a critical focus on early specialization. Drawing on a series of empirical studies and a comprehensive scoping review, the study explores how physical, psychological, and contextual factors interact to influence functional performance, motivation, and enjoyment across various stages of youth development. The thesis comprises four original studies: (1) a scoping review of the literature on youth basketball revealing gaps and methodological limitations, such as the underrepresentation of psychosocial and pedagogical variables and differences between sex and the lack of longitudinal studies compared with cross-sectional designs; (2) a longitudinal analysis compares the physical fitness development of early- and late-specialized athletes across the competitive season and shows no consistent advantage for early specialization. (3) a multilevel investigation examines motivational and (4) enjoyment variables among young female athletes and identifies contextual and relational factors as key to sustaining engagement in structured training over time. Methodologically, the thesis uses Bayesian hierarchical modeling to account for individual and contextual variations. It also classifies specialization timing based on biological maturation markers rather than arbitrary age cutoffs. The findings challenge the dominant narrative that early specialization brings advantages in functional fitness and is a predictor of dropping out. They offer evidence-based data for inclusive, developmentally appropriate practices in youth sports. This research contributes to theoretical advancements and applied practices in sports pedagogy by providing coaches, policymakers, and other stakeholders with tools to promote healthy, sustainable sports participation among youth. |
| Descrição: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Florianópolis, 2025. |
| URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/268964 |
| Data: | 2025 |
| Arquivos | Tamanho | Formato | Visualização |
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| PGEF0706-T.pdf | 8.478Mb |
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