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Título: | As experiências dos líderes do Hospital Universitário Polydoro Ernani de São Thiago da Universidade Federal de Santa Catarina - HU-UFSC - durante a pandemia da Covid-19 |
Autor: | Carbonera, Jakeline Becker |
Resumen: |
Este estudo teve como objetivo compreender as experiências dos líderes do Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina (HU-UFSC), durante os primeiros picos da pandemia da Covid-19, com foco nos impactos da pandemia, desafios enfrentados, estratégias adotadas e nos aprendizados decorrentes do processo de liderança em contexto de crise. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, baseada no paradigma interpretativista, com análise temática de entrevistas semiestruturadas realizadas com 11 gestores do hospital. Os resultados revelam vivências intensas marcadas por medo, tristeza, sobrecarga, estresse, solidão, insegurança e impactos na saúde mental. Os principais desafios envolveram a manutenção simultânea do atendimento a pacientes com e sem Covid-19, sob condições de segurança para os trabalhadores, exigindo reestruturações organizacionais, gestão de recursos humanos, aprimoramento da comunicação e enfrentamento da desinformação, além da adaptação das atividades de ensino. As estratégias dos líderes basearam-se na qualificação das equipes, fortalecimento do espírito coletivo, tomada de decisão compartilhada e disseminação de conhecimento. Como principais lições, destacam-se o aprendizado coletivo e a valorização da cooperação em situações de adversidade. Um dos legados mais celebrados pelos líderes foi não ter perdido nenhum trabalhador para a Covid-19, o que simboliza o êxito da gestão em um cenário de extrema complexidade. Por fim, a partir da análise dos dados coletados nas entrevistas, foi constatada a dinâmica processual da experiência dos líderes do Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina (HU-UFSC) durante a pandemia da Covid-19, ilustrada na Figura 15. Trata-se de mais do que um resumo descritivo: a dinâmica processual funciona como uma proposta de framework heurístico que articula as categorias centrais da pesquisa ? impactos, desafios, estratégias e lições aprendidas ? em um sistema interconectado e relacionado ao ambiente organizacional por meio dos processos de comunicação e ao ambiente externo em que o hospital estava inserido. Este pode ser considerado um dos mais importantes achados deste estudo, pois apresenta um arcabouço teórico capaz de explicar como a liderança em contextos de crise aguda contribui tanto para a capacidade adaptativa quanto para a construção da resiliência organizacional. A fluidez entre os elementos do modelo sugere a existência de um sistema complexo e responsivo, no qual os aprendizados se convertem em inteligência organizacional aplicada, e os legados não apenas registram o passado, mas informam o futuro. A principal contribuição teórica do modelo e, portanto, desta tese, reside na concepção da crise não como um episódio isolado, finito ou meramente disruptivo, mas como um vetor de transformação organizacional. Recomenda-se que pesquisas futuras incluam profissionais que atuaram diretamente na linha de frente do combate à pandemia, que possam oferecer novas perspectivas sobre o impacto da crise sanitária, destacar dinâmicas de liderança em níveis operacionais e analisar as interfaces entre gestão estratégica e execução do cuidado em contextos de crise. Abstract: This study aims to understand the experiences of the leaders at the University Hospital of the Federal University of Santa Catarina (HU-UFSC) during the first peaks of the Covid-19 pandemic, focusing on the impacts of the pandemic, challenges faced, strategies adopted, and lessons learned from the leadership process in a crisis context. The research adopts a qualitative approach, based on the interpretative paradigm, with thematic analysis of semi-structured interviews conducted with 11 hospital managers. The results reveal intense experiences marked by fear, sadness, overload, stress, loneliness, insecurity and impacts on mental health. The main challenges involved the simultaneous maintenance of care for patients with and without Covid-19, under conditions of safety for workers, requiring organizational restructuring, human resources management, improved communication and confronting misinformation, in addition to adapting teaching activities. The leaders? strategies were based on the qualification of the teams, strengthening the collective spirit, shared decision-making and dissemination of knowledge. As main lessons, collective learning and the appreciation of cooperation in situations of adversity stand out. One of the legacies most celebrated by leaders was not having lost any workers to Covid-19, which symbolizes the success of management in a scenario of extreme complexity. Finally, from the analysis of the data collected in the interviews, the procedural dynamics of the experience of the leaders of the University Hospital of the Federal University of Santa Catarina (HU-UFSC) during the Covid-19 pandemic was verified, illustrated in figure 15. More than a descriptive abstract, the process dynamics works as a heuristic framework that articulates the central categories of the research ? impacts, challenges, strategies, and lessons learned ? in an interconnected system. This can be considered one of the most important findings of this study because it presents a theoretical framework capable of explaining how leadership, in contexts of acute crisis, contributes both to adaptive capacity and to the construction of organizational resilience. The fluidity between the elements of the model suggests the existence of a complex and responsive system, in which learnings are converted into applied organizational intelligence, and legacies not only record the past, but inform the future. The main theoretical contribution of the model and, therefore, of this thesis, lies in the conception of the crisis not as an isolated, finite or merely disruptive episode, but as a vector of organizational transformation. It is recommended that future research include professionals who worked directly on the front line of the fight against the pandemic, who can bring new perspectives on the impact of the health crisis, highlight leadership dynamics at operational levels, and analyze the interfaces between strategic management and execution of care in crisis contexts. |
Descripción: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2025. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/268947 |
Fecha: | 2025 |
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PEGC0903-T.pdf | 4.954Mb | Ver/ |