DESENHO UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM: ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS APLICADAS Á EDUCAÇÃO BÁSICA
Autor:
Postai, Yasmin de Matos
Resumen:
O presente projeto teve como principal objetivo o desenvolvimento de soluções pedagógicas inclusivas por meio da aplicação da Tecnologia Assistiva (TA), do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e dos princípios do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA), voltadas à promoção da inclusão escolar. Realizado no Colégio de Aplicação da UFSC, envolveu pesquisa bibliográfica e documental, elaboração de inventário de recursos de TA, aplicação de questionários ergonômicos junto a profissionais do AEE e organização de oficinas pedagógicas. Os resultados apontaram benefícios significativos para a aprendizagem, autonomia e sociabilidade dos estudantes, evidenciando que a integração entre TA, DUA e ergonomia cognitiva, aliada à cooperação docente e interdisciplinar, favorece práticas educacionais inclusivas e equitativas.
Descripción:
Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica.
Universidade Federal de Santa Catarina.
Colégio de Aplicação.
Laboratório de Tecnologia e ergonomia ( LABTAE ).