Avaliação do estado nutricional e de hidratação por meio da Análise Vetorial de Impedância Bioelétrica (BIVA) de Pacientes Críticos Admitidos em Unidade de Terapia Intensiva.

Repositorio Dspace

A- A A+

Avaliação do estado nutricional e de hidratação por meio da Análise Vetorial de Impedância Bioelétrica (BIVA) de Pacientes Críticos Admitidos em Unidade de Terapia Intensiva.

Mostrar el registro completo del ítem

Título: Avaliação do estado nutricional e de hidratação por meio da Análise Vetorial de Impedância Bioelétrica (BIVA) de Pacientes Críticos Admitidos em Unidade de Terapia Intensiva.
Autor: Fidelis, Vitória
Resumen: Introdução: Pacientes críticos apresentam elevado risco de perda de massa muscular, a qual apresenta impacto negativo sobre variáveis clínicas. A composição corporal é considerada um fator determinante da saúde e preditor de morbimortalidade, sendo a bioimpedância elétrica (BIA) Importante instrumento de aferição do estado nutricional e do estado de hidratação. Objetivo: O presente estudo teve como objetivo Avaliar o estado nutricional e de hidratação de pacientes críticos admitidos em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Métodos: Estudo prospectivo, observacional, realizado em hospital terciário da cidade de São Jose, Santa Catarina. A população FOI composta por adultos e idosos de ambos os sexos, que estiveram, por pelo menos 48 horas, na UTI. Foram coletados dados clínicos e de estado nutricional da admissão, incluindo antropometria (peso, altura, circunferência do braço e da panturrilha) e laboratoriais (proteína C-reativa -PCR e albumina). A BIA foi avaliada na admissão e foram registrados os valores de resistência e reactância, expressos em Ohms, e ângulo de fase, expresso em graus. Por meio dos vetores de resistência foi realizada a análise vetorial por BIA (BIVA), sendo os indivíduos classificados em normo ou hiperhidratados; com obesidade e com caquexia. As variáveis categóricas foram descritas em categorias de frequência e intervalo de confiança de 95% e as variáveis quantitativas serão apresentadas em mediana e intervalo interquartil. Resultados: A amostra foi constituída por 75 adultos e idosos majoritariamente do sexo masculino (66,7%). O motivo de admissão da maioria desses pacientes foi cirúrgico (57,3%). Obesidade pela BIVA foi de 38,7% e de caquexia 22,7%. Quanto ao estado de hidratação, 46.7% estavam hiper-hidratados. Pacientes com caquexia apresentam maiores valores de PCR e menores de circunferência da panturrilha. Pacientes com obesidade ficaram mais tempo em ventilação mecânica e internados na UTI. Pacientes com hiper-hidratação ficaram mais tempo internados, em ventilação mecânica, apresentaram maiores valores de PCR e mais edema. Conclusão: Os resultados demonstraram que a BIVA parece ser instrumento promissor para avaliação do estado nutricional em pacientes críticos.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/268704
Fecha: 2025-09-08


Ficheros en el ítem

Ficheros Tamaño Formato Ver
Vídeo Pibic .mp4 169.7Mb video MPEG-4 Ver/

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro completo del ítem

Buscar en DSpace


Listar

Mi cuenta

Estadísticas

Compartilhar