Vozes ciganas: uma etnografia das políticas e direitos linguísticos

Repositorio Dspace

A- A A+

Vozes ciganas: uma etnografia das políticas e direitos linguísticos

Mostrar el registro completo del ítem

Título: Vozes ciganas: uma etnografia das políticas e direitos linguísticos
Autor: Nascimento, Josefa Felix do
Resumen: Esta tese apresenta uma visão geral da jornada do povo cigano através de estudos bibliográficos e relatos orais, com foco principalmente em terras nacionais. A pesquisa enquadra-se numa abordagem que considera a língua e os costumes próprios das comunidades de tradição oral, com o objetivo de analisar de que forma os planejamentos e usos linguísticos adotados pelas comunidades calons analisadas originam políticas linguísticas praticadas e percebidas. Essas políticas são vistas como verdadeiras estratégias de resistência cultural e identitária. Portanto, esta pesquisa é de cunho linguístico e etnográfico, desenvolvida na perspectiva da Política Linguística (PL) com base nos estudos de Spolsky (2004; 2016), Rajagopalan (2013), Borstel (2013), Freitas e Pinheiro (2019), e Makoni e Severo (2015). O foco são os usos sociais da língua chibe nos territórios onde se situam as comunidades pesquisadas, compostas por ciganos de cinco comunidades brasileiras. Esta pesquisa envolveu líderes ciganos, membros autorizados de algumas comunidades e líderes de organizações ciganas. O objetivo é contribuir para a visibilidade e reconhecimento da língua e cultura do povo cigano por meio da lente da Política Linguística, com ênfase na identificação de PLs declaradas, praticadas e percebidas. O horizonte é traçado pela necessidade de compreender e debater as PLs propostas por lideranças comunitárias como forma de resistência cultural e de navegação na convivência com falantes da língua oficial e majoritária no Brasil. Os resultados revelam que o povo cigano calon, consciente ou inconscientemente, emprega políticas linguísticas enraizadas nos costumes que regulam a vida de suas comunidades. Essas políticas incluem a proibição do ensino da língua a indivíduos não ciganos (gadjés), normas de comportamento, leitura de mão, entre outras. Além disso, destacam-se os planos implementados por meio de organizações não governamentais que visam promover a visibilidade, o reconhecimento e a inclusão do povo cigano na sociedade como um todo, incluindo políticas públicas mais amplas.Abstract: This thesis provides an overview of the journey of the Roma people through bibliographical studies and oral accounts, with a primary focus on national territories. The research is framed within an approach that considers the language and customs of communities with an oral tradition, aiming to analyze how the language plans and practices adopted by the examined calon communities give rise to perceived and practiced linguistic policies. These policies are seen as genuine strategies of cultural and identity resistance. Therefore, this research is both linguistic and ethnographic in nature, developed from the perspective of Linguistic Policy (LP), drawing on studies by Spolsky (2004; 2016), Rajagopalan (2013), Borstel (2013), Freitas and Pinheiro (2019), and Makoni and Severo (2015). The focus is on the social uses of the chibe language in the territories where the researched communities are located, composed of Roma from five Brazilian communities. This study involved Roma leaders, authorized members from some communities, and leaders from Roma organizations. The aim is to contribute to the visibility and recognition of the language and culture of the Roma people through the lens of Linguistic Policy, with an emphasis on identifying declared, practiced, and perceived LPs. The horizon is shaped by the need to understand and debate the LPs proposed by community leaders as a form of cultural resistance and as a means of navigating coexistence with speakers of the official and majority language in Brazil. The results reveal that the calon Roma people, whether consciously or unconsciously, employ linguistic policies rooted in customs that regulate the life of their communities. These policies include the prohibition of teaching the language to non-Roma (gadjés), behavioral norms, palm reading, among others. Furthermore, the plans implemented through non-governmental organizations that aim to promote the visibility, recognition, and inclusion of the Roma people in broader society are highlighted, including more comprehensive public policies.
Descripción: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Florianópolis, 2025.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/267866
Fecha: 2025


Ficheros en el ítem

Ficheros Tamaño Formato Ver
PLLG1025-T.pdf 6.833Mb PDF Ver/

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro completo del ítem

Buscar en DSpace


Listar

Mi cuenta

Estadísticas

Compartilhar