Escolarização e Projeto de Vida no Novo Ensino Médio! Como percebem e como se sentem os alunos da EEB Jacó Anderle?
Autor:
Silva, Rafael Bazzan Da
Resumen:
o meu tema de pesquisa é a Escolarização e Projeto de Vida, e minha pergunta de pesquisa: como os alunos se sentem e percebem sobre esse componente curricular no ensino médio na escola Jacó Anderle? O objetivo? Pensei em descobrir e entender o que os alunos sentiam e pensavam em relação ao Projeto de Vida; resolvi fazer essa descoberta por meio de um questionário com 7 perguntas fechadas e uma pergunta aberta para os alunos da minha própria turma, 18 estudantes participaram com suas respostas. Após ter feito todo esse processo eu consegui ter uma resposta para a minha pergunta de pesquisa sobre a representação que os alunos da escola Jacó Anderle fazem sobre o Projeto de Vida; eu entendi que essa representação que fazem é tendencialmente negativa, considerando que o Projeto de Vida não atendeu ao que ele mesmo se propunha, já que, para esses alunos, tanto os conteúdos e a forma como as aulas estavam sendo conduzidas não pareciam ser relevantes para o seu futuro.
Descripción:
Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica para o Ensino Médio Universidade Federal de Santa Catarina Centro de Ciências da Educação Departamento de Estudos Especializados em Educação