Educação Financeira nas Escolas: um estudo de caso nos anos finais do ensino fundamental no estado de São Paulo
Mostrar registro completo
|
Título:
|
Educação Financeira nas Escolas: um estudo de caso nos anos finais do ensino fundamental no estado de São Paulo |
|
Autor:
|
Marques, Maria Fernanda Becker
|
|
Resumo:
|
Esse trabalho de conclusão de curso tem como objetivo a análise dos planos de aulas
da educação financeira aplicada nos anos finais do ensino fundamental, oitavo e nono
ano, nas escolas públicas do estado de São Paulo. Diante do crescimento dos
números de endividados no Brasil e a ausência desse ensino no currículo escolar, a
pesquisa buscou compreender de que forma as aulas e contribuem para o
conhecimento e a prática dos alunos sobre o assunto educação financeira. Utilizou-se
uma abordagem qualitativa, com delineamento de estudo de caso e análise de
conteúdo, aplicados aos planos de aulas do oitavo e nono ano. A análise revelou que
o estado de São Paulo apresenta avanços significativos na inclusão do assunto, com
os bimestres bem estruturados. Os resultados trazem que as aulas podem melhorar
o entendimento dos alunos sobre assuntos como planejamento financeiro, orçamento,
consumo consciente e investimentos, contribuindo para a formação de cidadãos mais
preparados financeiramente. |
|
Descrição:
|
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Socioeconômico, Administração. |
|
URI:
|
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/266107
|
|
Data:
|
2025-07-02 |
Arquivos deste item
Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)
Mostrar registro completo