Educação Financeira nas Escolas: um estudo de caso nos anos finais do ensino fundamental no estado de São Paulo

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Educação Financeira nas Escolas: um estudo de caso nos anos finais do ensino fundamental no estado de São Paulo

Mostrar registro completo

Título: Educação Financeira nas Escolas: um estudo de caso nos anos finais do ensino fundamental no estado de São Paulo
Autor: Marques, Maria Fernanda Becker
Resumo: Esse trabalho de conclusão de curso tem como objetivo a análise dos planos de aulas da educação financeira aplicada nos anos finais do ensino fundamental, oitavo e nono ano, nas escolas públicas do estado de São Paulo. Diante do crescimento dos números de endividados no Brasil e a ausência desse ensino no currículo escolar, a pesquisa buscou compreender de que forma as aulas e contribuem para o conhecimento e a prática dos alunos sobre o assunto educação financeira. Utilizou-se uma abordagem qualitativa, com delineamento de estudo de caso e análise de conteúdo, aplicados aos planos de aulas do oitavo e nono ano. A análise revelou que o estado de São Paulo apresenta avanços significativos na inclusão do assunto, com os bimestres bem estruturados. Os resultados trazem que as aulas podem melhorar o entendimento dos alunos sobre assuntos como planejamento financeiro, orçamento, consumo consciente e investimentos, contribuindo para a formação de cidadãos mais preparados financeiramente.
Descrição: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Socioeconômico, Administração.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/266107
Data: 2025-07-02


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização Descrição
Educação Financ ... no estado de São Paulo.pdf 1.364Mb PDF Visualizar/Abrir TCC

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar