A educação matemática e a discalculia: um mapeamento das pesquisas no Brasil

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

A educação matemática e a discalculia: um mapeamento das pesquisas no Brasil

Mostrar registro completo

Título: A educação matemática e a discalculia: um mapeamento das pesquisas no Brasil
Autor: Maahs, Robson Luis Ziebarth
Resumo: Este trabalho mapeia as pesquisas brasileiras sobre discalculia no campo da educação matemática entre os anos de 2017 e 2024, analisando como o tema é abordado em produções acadêmicas, as tendências teóricas e práticas resultantes, bem como os desafios para uma inclusão educacional. Por meio da metodologia de estado da arte, foram investigadas dissertações disponíveis no banco de teses e dissertações da CAPES, utilizando as palavras-chave “discalculia” e “educação matemática”. Os resultados mostram o aumento de pesquisas sobre o tema, destacando a discalculia como um transtorno do neurodesenvolvimento que compromete habilidades matemáticas fundamentais, como o senso numérico, a memorização de cálculos e a compreensão de números, fatos aritméticos e operações básicas. As abordagens variam entre análises técnico-científicas e reflexões críticas sobre os processos de exclusão educacional. Entre as tendências observadas, destacam-se a interdisciplinaridade com a neurociência e a psicopedagogia, além da admissão de práticas inclusivas, como uso de materiais manipulativos e atividades lúdicas. No entanto, foram identificadas lacunas significativas na formação docente e na criação de políticas públicas que promovam a inclusão de estudantes com discalculia. Por fim, este trabalho contribui ao apresentar um panorama dos avanços e desafios na área, apontando caminhos para fortalecer práticas pedagógicas mais inclusivas.
Descrição: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Matemática.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/263455
Data: 2024-12-07


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
TCC - Robson Luis Ziebarth Maahs.pdf 1.153Mb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar