DESUMANIZAÇÃO NA RELAÇÃO PACIENTE E ENFERMEIRO NOS SERVIÇOS DE EMERGÊNCIA: REVISÃO DE ESCOPO

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DESUMANIZAÇÃO NA RELAÇÃO PACIENTE E ENFERMEIRO NOS SERVIÇOS DE EMERGÊNCIA: REVISÃO DE ESCOPO

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Título: DESUMANIZAÇÃO NA RELAÇÃO PACIENTE E ENFERMEIRO NOS SERVIÇOS DE EMERGÊNCIA: REVISÃO DE ESCOPO
Autor: Duarte, Rafael da Silveira
Resumen: Introdução: A humanização pode ser visto como o movimento de tratar cada pessoa de forma individual conforme suas vivências, personalidade e crenças. A humanização, que transcende o modelo corporativo tradicional, valoriza o trabalho em equipe, a corresponsabilidade e princípios éticos como solidariedade e justiça, focando não só na habilidade técnica, mas na atenção integral ao paciente. Trata-se de uma prática que não se limita a dados concretos, mas considera a individualidade e o comportamento humano no cuidado. Objetivo: Mapear e analisar elementos desumanizadores para paciente e enfermeiro nos serviços de emergência. Método: O presente estudo trata-se de uma revisão de escopo baseado no guia do Instituto Joana Briggs (JBI) e do checklist Preferred Reporting Items for Systematic reviews and Meta-Analyses extension for Scoping Reviews (PRISMA-ScR). A revisão foi desenvolvida em cinco etapas: identificação da questão da pesquisa; levantamento de estudos relevantes; seleção dos estudos; mapeamento dos dados; e apresentação dos resultados. Esta revisão foi realizada em sete bases de dados: Scientific Electronic Library Online (SciELO), Latin American and Caribbean Health Sciences Literature (LILACS), Web of Science, Cumulative Index to Nursing and Allied Healh Literature (CINAHL), MEDLINE, Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), Catálogo de Teses e Dissertações (CAPES). Resultados: Nas bases de dados foram encontrados 121 artigos que se enquadraram nos descritores. Foram selecionados para análise 6 estudos. Os estudos destacados são apresentados com publicações de 2009, 2019, 2021, 2022 e 2024. Dos estudos selecionados, 66,6% apresentam como fator desencadeante importante para um episódio de desumanização o fato da infraestrutura, carga de trabalho e gestão da unidade não ser adequada para o ambiente de serviço, porém os outros 44,4% trouxeram, como algo a ser observado, o fator da comunicação e da incapacitação dos profissionais. Os artigos demonstraram que a implementação da humanização nos Serviços de Urgência e Emergência enfrenta desafios devido à falta de recursos humanos e materiais, dificultando o atendimento e sobrecarregando enfermeiros, especialmente em casos de superlotação. Além disso, muitos profissionais e estudantes de enfermagem ainda carecem de habilidades adequadas para realizar o Suporte Básico de Vida em paradas cardiorrespiratórias, ressaltando a necessidade de capacitações regulares. A Política de Humanização do SUS busca incluir todos nas decisões para enfrentar dificuldades de gestão e assistência, promovendo um ambiente colaborativo que melhora tanto a prática clínica quanto a gestão e combate a alienação. Conclusões: Constatou-se a necessidade de novos estudos que enfoquem especificamente a desumanização no cuidado em saúde, especialmente na área da emergência. Poucos estudos abordaram o tema da “Desumanização” e os fatores e/ou aspectos que levam desencadeá-la, sem abordar o ponto de vista e as expectativas dos pacientes e enfermeiros
Descripción: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Enfermagem.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/261381
Fecha: 24-10-29


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