Programas de Mediação de Conflitos em Escolas: impactos no processo de ensino e aprendizagem

Repositorio Dspace

A- A A+

Programas de Mediação de Conflitos em Escolas: impactos no processo de ensino e aprendizagem

Mostrar el registro completo del ítem

Título: Programas de Mediação de Conflitos em Escolas: impactos no processo de ensino e aprendizagem
Autor: Hollanda, Rachel Ayres de
Resumen: O presente Trabalho de Conclusão de Curso tratada mediação de conflitos no espaço escolar, tendo como o objetivo principal compreender as possíveis contribuições de Programas de Mediação de Conflitos em escolas, especialmente para o processo de ensino e aprendizagem e para formas mais democráticas, participativas e eficazes para lidar com conflitos nas escolas. Ademais, busquei responder às seguintes questões: Quem é responsável por mediar situações conflituosas no espaço escolar? De que forma podemos amenizar as violências ocorridas dentro das escolas? Os Programas de Mediação de Conflitos no espaço escolar podem ser uma resposta para esses questionamentos? Qual o ponto de vista docente sobre isso? Essa pesquisa caracteriza-se como uma revisão bibliográfica, do tipo Estado de Conhecimento, a partir do levantamento de artigos em periódicos da Capes. Ao longo do trabalho apresento o percurso metodológico realizado e, a partir das produções analisadas, explicito , os conceitos centrais sobre o tema, as políticas públicas em curso e características dos Programas de Mediação de Conflitos em escolas, bem como as limitações e potencialidades para sua implementação. As produções encontradas apontam que, para um processo de mediação escolar eficiente é necessário que o principal responsável para mediar as situações conflituosas seja o Professor Mediador, que deve ter determinadas características, e que a prevenção e/ou diminuição das violências manifestadas no espaço escolar pode efetivar-se a partir da incorporação do tema às ações pedagógicas. Sobre os benefícios desses programas para o processo de Estes dados são para informar no Repositório no momento em que se coloca a versão final em PDF na Biblioteca da UFSC FORMULÁRIO METADADOS PARA ENVIAR À COORDENAÇÃO DE TCC ensino-aprendizagem, as principais conclusões caminham em direção a uma escola mais dialógica e democrática, propiciando um ambiente mais seguro e saudável de convivência, além de proporcionar práticas construtivas de resolução de conflitos.
Descripción: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Pedagogia.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/261078
Fecha: 2024-08-16


Ficheros en el ítem

Ficheros Tamaño Formato Ver Descripción
TCC_PEDAGOGIA_RACHEL_AYRES.pdf 666.6Kb PDF Ver/ TCC Pedagogia

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro completo del ítem

Buscar en DSpace


Listar

Mi cuenta

Estadísticas

Compartilhar