Efeitos da aplicação de inoculante a base de R. irregularis na aveia-preta (Avena strigosa Schereb) em áreas de transição para SPDH na cultura do quiabo (Abelmoschus esculentus)

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Efeitos da aplicação de inoculante a base de R. irregularis na aveia-preta (Avena strigosa Schereb) em áreas de transição para SPDH na cultura do quiabo (Abelmoschus esculentus)

Mostrar registro completo

Título: Efeitos da aplicação de inoculante a base de R. irregularis na aveia-preta (Avena strigosa Schereb) em áreas de transição para SPDH na cultura do quiabo (Abelmoschus esculentus)
Autor: Alves, Vitória dos Santos
Resumo: A agricultura atual busca soluções sustentáveis que priorizem a saúde do solo e das plantas, com menor impacto ambiental e promovendo a conservação dos recursos naturais. O Sistema de Plantio Direto de Hortaliças (SPDH) se destaca como uma alternativa de preparo do solo, utilizando plantas de cobertura para auxiliar na proteção dos agregados solo contra danos como a erosão, reduzindo a perda de nutrientes e de matéria orgânica. O uso de bioinsumos, como fungos micorrízicos arbusculares (FMA), leva ao aumento da qualidade biológica do solo. Este trabalho avalia os efeitos da aplicação de um inoculante, formulado com o fungo micorrízico Rhizophagus irregularis, em aveia preta, usada como cultura de cobertura, e no quiabo, em área de transição para Sistema de Plantio Direto de Hortaliças, sobre atributos biológicos do solo e nas culturas. O experimento foi realizado em Antônio Carlos/SC, tendo quatro tratamentos, resultado da combinação entre aveia inoculada ou não inoculada com quiabo inoculado ou não inoculado, em delineamento em blocos completos casualizados, com quatro repetições. Houve coletas de solo, para caracterização inicial do solo, e no florescimento do quiabo foram realizadas amostragens para avaliação da atividade de enzimas. Foram analisados o rendimento dos frutos de quiabo, o teor de nutriente das plantas, atividade da enzima fosfatase ácida e a hidrólise do diacetato de fluoresceína, indicador de atividade microbiana do solo. A inoculação do quiabo promoveu aumento no rendimento da cultura, e há necessidade de estudos que elucidem os efeitos da inoculação da cultura de cobertura e da cultura comercial sobre a qualidade do solo.
Descrição: Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica. Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Agrárias. Departamento de Engenharia Rural.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/259300
Data: 2024-09-08


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
VideoVitoria.mp4 60.03Mb MPEG-4 video Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar