Embalagens alimentícias como veículo de ecoinformação para o público infantil: estratégias educativas presentes no mercado brasileiro

Repositorio Dspace

A- A A+

Embalagens alimentícias como veículo de ecoinformação para o público infantil: estratégias educativas presentes no mercado brasileiro

Mostrar el registro completo del ítem

Título: Embalagens alimentícias como veículo de ecoinformação para o público infantil: estratégias educativas presentes no mercado brasileiro
Autor: Clementino, Thamyres Oliveira; Medeiros, Maria Isabela Barbosa de; Santos, Adriano Ramos dos
Resumen: O presente artigo objetivou investigar como o design de embalagem vem trabalhando a ecoinformação com foco no público infantil, bem como se as estratégias verbais e não verbais utilizadas estão alinhadas às diretrizes para promoção da educação em sustentabilidade. A pesquisa relatada neste artigo tem viés exploratório e consistiu em três fases, sendo inicialmente realizado um estudo de campo em 7 supermercados para coleta e registro de embalagens contendo ecoinformação com foco no público infantil, seguido pelo tratamento dos dados a partir da localização e ênfase das ecoinformações nas superfícies das embalagens e por fim, foi conduzida uma análise a partir do instrumento proposto pelo grupo de pesquisa a fim de relacionar as ecoinformações às diretrizes para promoção de educação sustentável. Os resultados apresentados expuseram a relação das estratégias verbais e não-verbais adotadas no design de embalagem voltadas ao público infantil às diretrizes para promoção da educação em sustentabilidade, enfatizando a embalagem como veículo para difusão de ecoinformação e sua contribuição para a mudança de hábitos no contexto infantil.This paper aims to investigate how packaging design has been incorporating eco-information targeting children, as well as whether the verbal and non-verbal strategies used align with guidelines for promoting sustainability education. The research reported in this article has an exploratory bias and consisted of three phases. Initially, a field study was conducted in 7 supermarkets to collect and document packaging containing eco-information aimed at children. This was followed by data analysis focusing on the location and emphasis of eco-information on packaging surfaces. Lastly, an analysis was conducted using the instrument proposed by the research group to relate eco-information to guidelines for promoting sustainable education. The results highlighted the relation between verbal and non-verbal strategies adopted in packaging design for children and the guidelines for promoting sustainability education. They emphasized packaging as a vehicle for disseminating eco-information and its contribution to changing habits in the children's context
Descripción: O presente artigo objetivou investigar como o design de embalagem vem trabalhando a ecoinformação com foco no público infantil, bem como se as estratégias verbais e não verbais utilizadas estão alinhadas às diretrizes para promoção da educação em sustentabilidade.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/256946
Fecha: 2024-08-07


Ficheros en el ítem

Ficheros Tamaño Formato Ver
18.pdf 786.9Kb PDF Ver/

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro completo del ítem

Buscar en DSpace


Listar

Mi cuenta

Estadísticas

Compartilhar