O PAPEL DOS EGRESSOS NO PROCESSO DE AVALIAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO: UMA ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE BRASIL E ESPANHA
Mostrar registro completo
|
Título:
|
O PAPEL DOS EGRESSOS NO PROCESSO DE AVALIAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO: UMA ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE BRASIL E ESPANHA |
|
Autor:
|
CABRAL, THIAGO LUIZ DE OLIVEIRA; SILVA, FERNANDA CRISTINA DA; SNOEIJER, ENIO; PACHECO, ANDRESSA SASAKI VASQUES
|
|
Resumo:
|
Este estudo teve como objetivo estabelecer uma análise comparativa entre os processos de avaliação da pós-graduação no Brasil e na Espanha e o papel dos egressos nessa avaliação. Para isso, desenvolveu-se uma pesquisa básica, descritiva, de abordagem qualitativa, utilizando como técnica de coleta de dados um questionário aplicado junto à IES espanholas, além de bibliografias e documentos no que se refere ao processo de avaliação dos PPGs brasileiros. Como principais conclusões, destaca-se o fato de que os egressos são considerados em critérios e indicadores da avaliação da pós-graduação em ambos os sistemas educacionais do países analisados, ainda que haja diferenças sutís na operacionalização da avaliação dos programas de pós-graduação no Brasil e na Espanha. |
|
URI:
|
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/253778
|
|
Data:
|
2023-12-15 |
Arquivos deste item
Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)
Mostrar registro completo