O PAPEL DOS EGRESSOS NO PROCESSO DE AVALIAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO: UMA ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE BRASIL E ESPANHA

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O PAPEL DOS EGRESSOS NO PROCESSO DE AVALIAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO: UMA ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE BRASIL E ESPANHA

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Título: O PAPEL DOS EGRESSOS NO PROCESSO DE AVALIAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO: UMA ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE BRASIL E ESPANHA
Autor: CABRAL, THIAGO LUIZ DE OLIVEIRA; SILVA, FERNANDA CRISTINA DA; SNOEIJER, ENIO; PACHECO, ANDRESSA SASAKI VASQUES
Resumo: Este estudo teve como objetivo estabelecer uma análise comparativa entre os processos de avaliação da pós-graduação no Brasil e na Espanha e o papel dos egressos nessa avaliação. Para isso, desenvolveu-se uma pesquisa básica, descritiva, de abordagem qualitativa, utilizando como técnica de coleta de dados um questionário aplicado junto à IES espanholas, além de bibliografias e documentos no que se refere ao processo de avaliação dos PPGs brasileiros. Como principais conclusões, destaca-se o fato de que os egressos são considerados em critérios e indicadores da avaliação da pós-graduação em ambos os sistemas educacionais do países analisados, ainda que haja diferenças sutís na operacionalização da avaliação dos programas de pós-graduação no Brasil e na Espanha.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/253778
Data: 2023-12-15


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