Estratégias de eco-design e de sustentabilidade na indústria cerâmica através do estudo crítico dos respetivos produtos – o caso do subsetor das telhas cerâmicas

Repositorio Dspace

A- A A+

Estratégias de eco-design e de sustentabilidade na indústria cerâmica através do estudo crítico dos respetivos produtos – o caso do subsetor das telhas cerâmicas

Mostrar el registro completo del ítem

Título: Estratégias de eco-design e de sustentabilidade na indústria cerâmica através do estudo crítico dos respetivos produtos – o caso do subsetor das telhas cerâmicas
Autor: Frade, José Manuel Couceiro Barosa; Ferroli, Paulo Cesar Machado
Resumen: Este artigo pretende identificar as principais estratégias de eco-design e de sustentabilidade que são aplicadas no processo de design dos respetivos produtos em empresas dos subsetores industriais da cerâmica estrutural, em particular nas telhas cerâmicas. Estes resultados são parte integrante de um estudo mais vasto de cerca de 320 produtos selecionados em cerca de 2 dezenas de empresas portuguesas integradas nos diferentes subsetores cerâmicos. A divulgação deste trabalho pode eventualmente servir como fonte de inspiração ao design de futuros produtos que se diferenciem por serem ambientalmente adequados, economicamente viáveis e socialmente responsáveis, fatores que são cada vez mais importantes nos critérios de decisão dos consumidores nomeadamente dos mercados internacionais mais exigentes e evoluídos.This article intends to identify the main eco-design and sustainability strategies that are applied in the design process of the respective products in companies in the industrial subsectors of structural ceramics, in particular in ceramic tiles. These results are part of a broader study of about 320 products selected from about 20 Portuguese companies integrated in the different ceramic subsectors. The dissemination of this work may eventually serve as a source of inspiration for the design of future products that stand out for being environmentally adequate, economically viable and socially responsible, factors that are increasingly important in the decision-making criteria of consumers, particularly in the most demanding and international markets evolved.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/245008
Fecha: 2022-08-24


Ficheros en el ítem

Ficheros Tamaño Formato Ver Descripción
89 - 99.pdf 1.856Mb PDF Ver/ Artigo

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro completo del ítem

Buscar en DSpace


Listar

Mi cuenta

Estadísticas

Compartilhar