História para o ensino de matemática: fundamentos epistemológicos, métodos e práticas
Mostrar el registro completo del ítem
Título:
|
História para o ensino de matemática: fundamentos epistemológicos, métodos e práticas |
Autor:
|
Mendes, Iran Abreu
|
Resumen:
|
Este artigo traz reflexões acerca dos usos da história no ensino da matemática em busca da constituição de uma epistemologia didática que implique na formação conceitual e didática de professores de matemática, bem como no ensino de matemática na Educação Básica. Tais usos emergem dos estudos realizados durante quase três décadas, nos quais a história foi tomada como um reorganizador conceitual e didático da matemática escolar na forma de sequenciais históricos para usos teóricos e experimentais e sala de aula. Os estudos realizados possibilitaram a elaboração de propostas práticas de ensino que envolvem relações entre história e matemática que priorizem a investigação histórica como um princípio de ensino, de aprendizagem e de socialização do conhecimento matemático. |
Descripción:
|
Disponível no Seguinte link: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/5509 |
URI:
|
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/242795
|
Fecha:
|
2022-07 |
Ficheros en el ítem
Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)
Mostrar el registro completo del ítem