História para o ensino de matemática: fundamentos epistemológicos, métodos e práticas

Repositorio Dspace

A- A A+

História para o ensino de matemática: fundamentos epistemológicos, métodos e práticas

Mostrar el registro completo del ítem

Título: História para o ensino de matemática: fundamentos epistemológicos, métodos e práticas
Autor: Mendes, Iran Abreu
Resumen: Este artigo traz reflexões acerca dos usos da história no ensino da matemática em busca da constituição de uma epistemologia didática que implique na formação conceitual e didática de professores de matemática, bem como no ensino de matemática na Educação Básica. Tais usos emergem dos estudos realizados durante quase três décadas, nos quais a história foi tomada como um reorganizador conceitual e didático da matemática escolar na forma de sequenciais históricos para usos teóricos e experimentais e sala de aula. Os estudos realizados possibilitaram a elaboração de propostas práticas de ensino que envolvem relações entre história e matemática que priorizem a investigação histórica como um princípio de ensino, de aprendizagem e de socialização do conhecimento matemático.
Descripción: Disponível no Seguinte link: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/5509
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/242795
Fecha: 2022-07


Ficheros en el ítem

Ficheros Tamaño Formato Ver
História para o ... os, métodos e práticas.pdf 289.6Kb PDF Ver/

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro completo del ítem

Buscar en DSpace


Listar

Mi cuenta

Estadísticas

Compartilhar