O ensino do desenho nas escolas de Minas Gerais nas primeiras décadas do novecentos
Mostrar el registro completo del ítem
Título:
|
O ensino do desenho nas escolas de Minas Gerais nas primeiras décadas do novecentos |
Autor:
|
Zuin, Elenice de Souza Lodron
|
Resumen:
|
O presente artigo descreve uma investigação que teve como objetivo verificar a presença do ensino do Desenho nos currículos das escolas normais, primárias e complementares de Minas Gerais, entre os anos de 1906 a 1927. Como fontes primárias, foram arrolados documentos referentes à legislação escolar e manuais didáticos de Desenho editados no final do século XIX e início do século XX. A pesquisa se fundamenta nos referenciais da História Cultural. No tocante ao Curso Normal, buscou-se determinar os saberes a ensinar e os saberes para ensinar relativos à rubrica Desenho. Foi possível a formulação de algumas inferências através do exame da legislação e da confrontação entre a documentação oficial e os impressos didáticos. A análise da legislação indica que houve uma determinação para o ensino do Desenho, como forma de expressão e como método de resolução de problemas de geometria, com uma clara indicação de encerrar, neste último caso, um objetivo propedêutico quanto à formação profissional. Constatam-se propostas que visavam favorecer a inclusão de novas práticas no interior do ambiente escolar. O senso estético, presente nos ideais escolanovistas, ficou evidenciado nos programas e instruções para o ensino de Geometria e Desenho. |
Descripción:
|
Disponível no seguinte link: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/89471 |
URI:
|
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/242790
|
Fecha:
|
2022-08 |
Ficheros en el ítem
Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)
Mostrar el registro completo del ítem