Educação, território e tecnologias digitais: a experiência nas escolas das Ilhas Egadi (Itália)
Mostrar registro completo
| 
Título: 
 | 
Educação, território e tecnologias digitais: a experiência nas escolas das Ilhas Egadi (Itália) | 
| 
Autor:
 | 
Munarim, Iracema; Pereira, Rogério Santos; Girardello, Gilka
 | 
| 
Resumo:
 | 
Este artigo busca discutir a apropriação pedagógica de tecnologias digitais nas escolas das Ilhas Egadi,
no sul da Itália, visitadas em 2012, durante o período de estágio sanduíche no exterior (Capes/PDSE). Nessas
escolas, tendo em vista o contexto em que estão inseridos, alunos e professores se utilizam de tecnologias digitais
para construir um processo de reconhecimento coletivo de demandas e de busca por soluções que articulem saberes
locais e globais. Ao analisar essa conjuntura, compreende-se que romper com o isolamento é muito mais complexo
do que colocar equipamentos digitais nas salas de aula. É preciso exercer o resgate da cultura local, tecer laços
de pertença ao território, valorizar suas práticas e memórias, conectar a escola ao mundo e ancorá-la ao próprio
território. | 
| 
URI:
 | 
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/241214
 | 
| 
Data:
 | 
2015 | 
	     
        
Arquivos deste item
Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)
Mostrar registro completo