Educação, território e tecnologias digitais: a experiência nas escolas das Ilhas Egadi (Itália)

Repositorio Dspace

A- A A+

Educação, território e tecnologias digitais: a experiência nas escolas das Ilhas Egadi (Itália)

Mostrar el registro completo del ítem

Título: Educação, território e tecnologias digitais: a experiência nas escolas das Ilhas Egadi (Itália)
Autor: Munarim, Iracema; Pereira, Rogério Santos; Girardello, Gilka
Resumen: Este artigo busca discutir a apropriação pedagógica de tecnologias digitais nas escolas das Ilhas Egadi, no sul da Itália, visitadas em 2012, durante o período de estágio sanduíche no exterior (Capes/PDSE). Nessas escolas, tendo em vista o contexto em que estão inseridos, alunos e professores se utilizam de tecnologias digitais para construir um processo de reconhecimento coletivo de demandas e de busca por soluções que articulem saberes locais e globais. Ao analisar essa conjuntura, compreende-se que romper com o isolamento é muito mais complexo do que colocar equipamentos digitais nas salas de aula. É preciso exercer o resgate da cultura local, tecer laços de pertença ao território, valorizar suas práticas e memórias, conectar a escola ao mundo e ancorá-la ao próprio território.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/241214
Fecha: 2015


Ficheros en el ítem

Ficheros Tamaño Formato Ver Descripción
6.pdf 423.7Kb PDF Ver/ Artigo

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro completo del ítem

Buscar en DSpace


Listar

Mi cuenta

Estadísticas

Compartilhar