Disciplinas relacionadas à Psicologia do curso pedagógico do ginásio de Jequié na formação pedagógica das normalistas para o ensino de Matemática
Mostrar registro completo
|
Título:
|
Disciplinas relacionadas à Psicologia do curso pedagógico do ginásio de Jequié na formação pedagógica das normalistas para o ensino de Matemática |
|
Autor:
|
Silva, Marly Gonçalves Da; Lando, Janice Cassia
|
|
Resumo:
|
Este texto aponta contribuições de disciplinas relacionadas à Psicologia, do Curso Pedagógico do Ginásio de Jequié, na formação pedagógica das normalistas para o ensino de Matemática, no período de 1954 a 1966. Buscando responder de que forma as disciplinas relacionadas à Psicologia do curso pesquisado colaboraram para a formação pedagógica das normalistas para o ensino de Matemática, a pesquisa pautou-se na história cultural, fundamentada em Chartier (1991, 2002); nas noções de cultura escolar e disciplina escolar, de Julia (2001) e Chervel (1990), respectivamente; e nas categorias saberes a ensinar e saberes para ensinar, de Hofstetter e Schneuwly (2017). Considerando os saberes para a formação de professores, foram analisados conteúdos das disciplinas relacionadas à Psicologia e se concluiu terem sido elas fundamentais para a formação das normalistas, preparando-as para atuar tanto em Matemática como nas demais disciplinas. No contexto geral das disciplinas, contribuíram mediante o ideário da Escola Nova com conhecimentos básicos, concepções de infância e métodos educativos. Quanto ao ensino de Matemática, a disciplina Psicologia facultou uma abordagem de aspectos ligados à didática e à cognição e priorizou os saberes para ensinar, se ocupando da psicologia da matemática, da psicologia da aritmética, da psicologia da tabuada, dentre outros. |
|
Descrição:
|
Este artigo encontra-se disponível no seguinte link: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/3028 |
|
URI:
|
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235457
|
|
Data:
|
2021-08 |
Arquivos deste item
Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)
Mostrar registro completo