Um livro sob medida como instrumento do ensino de aritmética na escola primária

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Um livro sob medida como instrumento do ensino de aritmética na escola primária

Mostrar registro completo

Título: Um livro sob medida como instrumento do ensino de aritmética na escola primária
Autor: Pinheiro, Nara Vilma Lima
Resumo: A pedagogia torna-se escola, aponta em tempos da Escola Nova a necessidade de produzir saberes sobre o sistema escolar, segundo uma lógica organizada por regras específicas do mundo científico, com o objetivo de um ensino mais eficiente. Na análise dos discursos da época, nota-se que o desejo de racionalização do ensino não deixou escapar o livro escolar, o qual deveria ser elaborado sob medida , subordinado à ordem psicológica do sujeito que aprende. Considerando o racional de racionalização do ensino, neste livro de contexto aritmética projetado para interessar. De modo específico, trata-se de analisar o livro Nossa Aritmética, resultado de escolas científicas elaboradas em escolas primárias do Rio de Janeiro. O estudo das fontes da matemática em si.
Descrição: Este artigo encontra-se disponível no seguinte link: https://www.scielo.br/j/bolema/a/QXkngJFJ4x9mBGdXyxQ3Ybm/abstract/?lang=pt
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235198
Data: 2021


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
Um livro sob me ... ica na escola primária.pdf 260.5Kb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar