Um livro sob medida como instrumento do ensino de aritmética na escola primária
Mostrar registro completo
|
Título:
|
Um livro sob medida como instrumento do ensino de aritmética na escola primária |
|
Autor:
|
Pinheiro, Nara Vilma Lima
|
|
Resumo:
|
A pedagogia torna-se escola, aponta em tempos da Escola Nova a necessidade de produzir saberes sobre o sistema escolar, segundo uma lógica organizada por regras específicas do mundo científico, com o objetivo de um ensino mais eficiente. Na análise dos discursos da época, nota-se que o desejo de racionalização do ensino não deixou escapar o livro escolar, o qual deveria ser elaborado sob medida , subordinado à ordem psicológica do sujeito que aprende. Considerando o racional de racionalização do ensino, neste livro de contexto aritmética projetado para interessar. De modo específico, trata-se de analisar o livro Nossa Aritmética, resultado de escolas científicas elaboradas em escolas primárias do Rio de Janeiro. O estudo das fontes da matemática em si. |
|
Descrição:
|
Este artigo encontra-se disponível no seguinte link: https://www.scielo.br/j/bolema/a/QXkngJFJ4x9mBGdXyxQ3Ybm/abstract/?lang=pt |
|
URI:
|
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235198
|
|
Data:
|
2021 |
Arquivos deste item
Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)
Mostrar registro completo