Indicadores da trajetória dos discentes no curso de graduação em serviço social da UFSC no contexto da pandemia da covid-19
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| Título: | Indicadores da trajetória dos discentes no curso de graduação em serviço social da UFSC no contexto da pandemia da covid-19 | 
| Autor: | Demétrio, Eliane Aparecida | 
| Resumen: | O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem como temática os indicadores da 
trajetória dos/as discentes no ensino superior e suas incidências na concretização do 
direito à educação. O objetivo geral desse estudo é analisar a trajetória dos/as 
discentes no curso de graduação em Serviço Social da UFSC no contexto da 
pandemia da covid-19. Como objetivos específicos, busca-se problematizar os limites 
para a concretização do direito a educação no Brasil; contextualizar o processo de 
expansão da educação superior e das políticas de Assistência Estudantil no Brasil e 
seus reflexos nos processos da trajetória dos/as discentes; constatar os impactos do 
ensino à distância nos processos de formação profissional nos cursos de graduação 
em Serviço Social e analisar os impactos da pandemia da covid-19 e seus reflexos na 
trajetória dos/as discentes e os desafios na formação no Serviço Social, no curso de 
graduação em Serviço Social da UFSC. A análise é realizada a partir de um 
levantamento bibliográfico apresentando os debates teóricos e históricos sobre o 
direito à educação, em especial as possibilidades de acesso ao ensino superior e seus 
impactos na trajetória acadêmica dos discentes com destaque ao contexto atual.
Também se utiliza a descrição e análise de dados secundários, a partir de indicadores 
da trajetória discente no curso de graduação em Serviço Social da UFSC. Para esta, 
utiliza-se os levantamentos realizados pela Coordenação do Curso de Graduação em 
Serviço Social da UFSC nos anos de 2021 e 2022 com os/as discentes do Curso e o 
Censo da Educação Superior de 2020 (INEP,2022). Sendo assim, a concretização da 
educação superior brasileira como um direito de todos/as, como estabelecido em lei e
as políticas de expansão da educação trouxeram mudanças no perfil socioeconômico 
dos/as estudantes, para isso se faz necessário as políticas de permanência para que 
haja a diminuição da desigualdade educacional no Brasil. Diversos são os desafios na 
trajetória acadêmica dos discentes, os quais foram agravados no contexto da 
pandemia. Os dados obtidos pela coordenação do Curso de Serviço Social da UFSC
e o Censo da Educação Superior de 2020 demonstram que houve um adiamento na 
formação dos estudantes durante a pandemia, por diferentes razões, porém a 
permanência ou evasão de parte significativa desses estudantes no curso ainda é 
incerta, fato este que poderá ser constatado nos próximos semestres com o retorno 
ao ensino presencial previsto para abril de 2022. | 
| Descripción: | TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Socioeconômico. Serviço Social. | 
| URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234029 | 
| Fecha: | 2022-03-14 | 
	     
        
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