Desenvolvimento de uma ferramenta visual de classificação de imagens para o ensino de machine learning no ensino médio

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Desenvolvimento de uma ferramenta visual de classificação de imagens para o ensino de machine learning no ensino médio

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Título: Desenvolvimento de uma ferramenta visual de classificação de imagens para o ensino de machine learning no ensino médio
Autor: Franz, Augusto César Medeiros
Resumen: A inteligência artificial já está presente na vida de boa parte da população gerando um grande e crescente impacto tanto econômico quanto social. Assim, é muito importante que os cidadãos não sejam apenas consumidores de inteligência artificial, mas que tenham também o conhecimento mínimo para a utilizar de forma crítica e consciente. Uma forma de difundir e popularizar esse conhecimento pode ser o ensino de conceitos básicos de Machine Learning no ensino médio preparando os jovens para o futuro. Com esta motivação, o presente trabalho tem como objetivo geral desenvolver uma ferramenta visual de programação voltada para web (Jupyter) para o ensino de Machine Learning no ensino médio. A ferramenta aborda o processo completo desde a preparação de dados até a geração do modelo para exportação em ONNX. Com base na fundamentação teórica e levantamento do estado da arte foi desenvolvida uma interface visual em um Jupyter notebook rodando no Google Colab voltada a classificação de imagens. Resultados de uma primeira avaliação indicam que a solução criada pode ser útil, funcional, eficiente em desempenho e com boa usabilidade. Assim espera-se que os resultados do presente trabalho possam contribuir para facilitar o ensino de inteligência artificial e machine learning no ensino médio em escolas brasileiras.
Descripción: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Sistemas de Informação.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/228154
Fecha: 2021-09-15


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