Expert, intelectual e/ou polímata? Uma contribuição para a História da Educação Matemática

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Expert, intelectual e/ou polímata? Uma contribuição para a História da Educação Matemática

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Título: Expert, intelectual e/ou polímata? Uma contribuição para a História da Educação Matemática
Autor: Silva Neto, Oscar; Costa, David Antonio da
Resumen: O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (Capes) - Código de Financiamento 001 e surgiu do desdobramento de uma pesquisa de doutorado em andamento que tem o objetivo de problematizar os conceitos de expert, intelectual e polímata, no intuito de auxiliar as pesquisas no âmbito da História da Educação Matemática. Foram utilizados referenciais teórico-metodológicos como Hofstetter e Schneuwly (2017), para definir experts; Vieira (2011), para definir intelectuais; e Burke (2011; 2016) para definir polímatas. Os estudos mostram que cada vocábulo possui uma definição própria, com características que lhes são peculiares e que não são tratados como sinônimos, tampouco como antônimos. Eles simplesmente possuem funções diferentes e o que importa, na realidade, é perceber o conhecimento que produzem.
Descripción: SILVA NETO, O.; COSTA, D. A. DA. Expert, intelectual e/ou polímata? Uma contribuição para a História da Educação Matemática. History of Education in Latin America - HistELA, v. 3, p. e23450, 14 dez. 2020. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/histela/article/view/23450
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/225763
Fecha: 2020


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