Como se ensina aritmética? Elementos de uma aritmética para ensinar no manual de Faria de Vasconcelos

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Como se ensina aritmética? Elementos de uma aritmética para ensinar no manual de Faria de Vasconcelos

Mostrar registro completo

Título: Como se ensina aritmética? Elementos de uma aritmética para ensinar no manual de Faria de Vasconcelos
Autor: Ferreira, Jefferson dos Santos; Valente, Wagner Rodrigues
Resumo: Neste artigo são apresentados resultados de uma pesquisa cujo foco tratou da graduação do ensino de aritmética proposta no manual Como se ensina aritmética, de Faria de Vasconcelos. O tema mostrou-se importante tendo em vista as transformações da aritmética a ser ensinada nos primeiros anos escolares em tempos da chamada pedagogia científica. Tal análise foi feita a partir da perspectiva de um referencial teórico-metodológico que leva em conta os saberes profissionais da docência. Como resultados, evidencia-se uma reorganização da aritmética do curso primário sob o impacto da psicologia experimental de base estatística. Tais transformações mostram-se de modo mais explícito na nova graduação do ensino escolar proposta por Faria de Vasconcelos.
Descrição: Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/60960/31621
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/224117
Data: 2021-05-11


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização Descrição
60960-Texto do artigo-260993-1-10-20210511.pdf 457.2Kb PDF Visualizar/Abrir Valente_Como.ensina

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar