ASPECTOS SUBJETIVOS DO CONSUMO E IMPLICAÇÕES NO IMPACTO AMBIENTAL
Mostrar registro completo
Título:
|
ASPECTOS SUBJETIVOS DO CONSUMO E IMPLICAÇÕES NO IMPACTO AMBIENTAL |
Autor:
|
SILVA, Júlio C. Augusto da
|
Resumo:
|
Qualquer objeto possui funções e apelos que ultrapassam e se somam à sua função nominal, significados subjetivos, que enriquecem sua relação com o usuário. Entretanto, os significados subjetivos também são manipulados pelo setor produtivo com o objetivo de estimular o descarte prematuro e nova venda, a obsolescência programada. As estratégias de ecodesign em geral são viáveis tecnicamente, mas enfrentam o desafio da falta de interesse por parte do setor produtivo e a resistência cultural à sua implantação. A dificuldade de introdução dessas propostas ocorre pela cultura do desperdício e manipulação dos aspectos subjetivos, que desenvolveram uma sociedade com forte desejo de posse, fascínio pelo novo e a valorização da virgindade dos produtos. |
URI:
|
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/221877
|
Data:
|
2007-04-12 |
Arquivos deste item
Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)
Mostrar registro completo