Os saberes populares sobre as Plantas medicinais e os saberes químicos escolares: uma proposta para a inclusão social de cegos
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Título:
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Os saberes populares sobre as Plantas medicinais e os saberes químicos escolares: uma proposta para a inclusão social de cegos |
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Autor:
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LUEBKE, Sthefany Caroline
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Resumo:
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O uso de plantas medicinais para tratamento, cura e prevenção de doenças é uma prática antiga entre as pessoas e pode ter origem nos conhecimentos transmitidos por diferentes gerações de uma mesma família. A camomila é um exemplo de planta medicinal consumida como chá para o tratamento de sintomas gastrointestinais e as substâncias químicas presentes na composição desta planta, que atuam na melhora dos sintomas, podem ser estudadas para a contextualização de conteúdos de Química. O objetivo geral deste trabalho foi propor uma oficina temática sobre chás e plantas medicinais, com ênfase no ensino da Química, a partir dos saberes populares de estudantes de terceiro ano do ensino médio e de associados da ACEVALI, para promover aproximações com os saberes escolares. Os associados foram entrevistados e os estudantes responderam um questionário sobre o conhecimento e uso das plantas medicinais. A partir da análise dos dados coletados, foi proposta uma oficina para os estudantes e, ao final, uma atividade na ACEVALI envolvendo associados e estudantes. As atividades tiveram como objetivo promover a construção de conhecimentos químicos a partir da análise dos saberes populares dos associados e dos estudantes, propiciar discussões a respeito da inclusão de pessoas com deficiência e trazer contribuições para o conhecimento dos associados. |
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Descrição:
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TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Blumenau. Licenciatura em Química |
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URI:
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https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/220369
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Data:
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2020-12-02 |
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